A próxima edição da série “Secti Diálogos Virtuais”, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai debater o tema Fake News com os professores da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Malu Fontes e Wilson Gomes, no dia 5 de novembro, às 10h30, através do canal no Youtube @SectiBahia. A série, que estreou no dia 22 de outubro com o tema Inteligência Artificial, traz convidados especiais, quinzenalmente, em um encontro para debater sobre assuntos relacionados à contemporaneidade da ciência, da tecnologia e da inovação.

De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, o modelo virtual surgiu como uma alternativa em meio à pandemia de Covid-19. “Os encontros que eram frequentes entre os atores do ecossistema de inovação, tiveram de ser suspensos devido às normas de distanciamento social. Pensando em se adaptar a essa situação, quando se faz cada vez mais necessário falar sobre conhecimento científico, a Secti se propôs a lançar esta série, com o objetivo de reiterar a necessidade de investir neste tema para o avanço da sociedade”, destacou Adélia.

A próxima edição vai debater um assunto que é constante na atualidade: Fake News. Entre os convidados está a professora da Facom e pesquisadora da área de jornalismo, Malu Fontes, que tem no seu currículo colaborações para diversos veículos de comunicação, como Rádio Metrópole, Jornal A Tarde e TVE. Também convidado, o professor e pesquisador da Facom, Wilson Gomes, é PhD em filosofia e comentarista na Rádio Metrópole, além de ser coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), uma rede de laboratórios associados que envolve 20 instituições e 50 pesquisadores brasileiros na área de democracia e tecnologias digitais.

O diálogo, que tem duração estimada em 1h30, mediado pela secretária da Secti, Adélia Pinheiro, conta com certificado de participação para o público espectador e ouvinte. Um link para emissão do certificado é divulgado durante o evento, ficando disponível apenas até o final do debate. A íntegra de todos os episódios pode ser conferida no canal da Secti no YouTube. A primeira edição, sobre Inteligência Artificial, contou com a participação dos professores Dora Kaufman e Luciano Oliveira.

Fonte: Ascom/ Secti