Encerrando a série de encontros sobre sistemas produtivos da agricultura familiar, a ‘Criação de Galinhas Caipiras, como Fonte de Renda e Alimentação para a Agricultura Familiar’ foi o tema, nessa quinta-feira (05), do Diálogos de Ater. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), é transmitida, sempre às quintas-feiras, a partir das 16h, no Canal SDRBahia no Youtube.

Com a apresentação do coordenador da Cepex, José Tosato, e a mediação da coordenadora da Bahiater no Território de Identidade Velho Chico, Ivani Pereira, o Diálogos de Ater trouxe à discussão os temas “Produção de Ovos Caipira com Linhagens Produtivas”, apresentado pelo médico veterinário e extensionista da Bahiater, Heitor Lima Ribeiro e “Instalações para Criação de Galinha Caipira para Agricultura Familiar”, pelo também médico veterinário e extensionista da Bahiater, Genival Magalhães Ferreira.

Genival Magalhães destacou que a criação de galinhas caipiras é muito importante porque, além de proporcionar renda extra para agricultores familiares, também fornece alimentos de alto valor proteico, como a carne e os ovos. Outra característica da criação de galinhas na agricultura familiar é a responsabilidade ambiental, porque diz respeito ao manejo racional da água, do solo e da biodiversidade, preservando não só o meio ambiente, mas também o bem-estar animal: “Essa é uma atividade que promove renda e alimentação saudável, além de cuidar do meio ambiente e bem-estar animal. É exercida quase pela totalidade das famílias agricultoras, sendo dominada, na sua maioria, por mulheres”.

O coordenador da Cepex, José Tosato, salientou que a criação de galinha caipira, para a produção de ovos e de corte, corresponde a um sistema produtivo de grande viabilidade econômica para agricultura familiar: “Cerca de 331 mil estabelecimentos da agricultura familiar criam galinhas na Bahia. É importante destacar que a SDR vem investindo em diversas áreas, inclusive na área do conhecimento, para aprimorar a produção de galinha caipira, seja para a comercialização ou para a segurança e soberania alimentar dos agricultores familiares”.

O objetivo dessa série de encontros foi discutir sistemas produtivos sustentáveis para a agricultura familiar, abordando aspectos de cultivos, perspectivas econômicas e de geração de renda, além de apresentar experiências exitosas no campo. Nesta semana, os técnicos discutiram sobre alternativa de produção de ovos caipira com a utilização de linhagens produtivas, além de passarem informações técnicas importantes sobre as instalações básicas e manejo na criação das aves. Esse e outros encontros do Diálogos de Ater estão disponíveis no canal SDRBahia no Youtube.

Encontros semanais

O Diálogos de Ater é uma série de encontros, que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.

Fonte: Ascom/ SDR