Leo Cavalcanti [Foto por Patricia Almeida] (1)

Ele é de São Paulo, mas foi na capital da Bahia que decidiu ficar, reforçando a cena local com sua música tão contemporânea. O cantor, compositor e instrumentista Leo Cavalcanti faz show em comemoração aos 10 anos de lançamento de seu primeiro disco, “Religar”, dentro do projeto “Voltando aos Palcos” do Teatro Castro Alves (TCA). A apresentação, na sexta-feira (9), às 20h40, feita no palco da Sala do Coro do TCA, terá transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA, na TVE Bahia e na 107.5 Educadora FM Bahia, possibilitando acesso amplo e gratuito a pessoas em todo o estado e em qualquer lugar do planeta.

O espetáculo foi especialmente concebido para a experiência de ser exibido em tempo real e para o resgate renovado de uma produção realizada há uma década. Com participação do renomado percussionista Gabi Guedes e do multi-instrumentista e produtor musical Enio, as canções se mostram em releituras, trazidas para ares baianos por meio de arranjos recriados para a ocasião. Tendo sido considerado o melhor disco brasileiro de 2010 pela revista O Embrulhador, “Religar” foi aclamado pela crítica especializada por conta de sua arrojada produção musical – com influências que vão do cancioneiro brasileiro ao pop eletrônico – e pelo cunho filosófico das letras, uma das marcas do trabalho de Leo. Procurando dialogar com as questões que atravessamos, ele também apresentará algumas canções inéditas do disco novo, em fase de produção, a ser lançado em 2021.

Leo Cavalcanti é criador de todos os aspectos de sua música (composição, arranjos, concepção geral), assim como da direção cênica de suas performances ao vivo. Com dois discos lançados – “Religar” (2010) e “Despertador” (2014), já foi elogiado publicamente por artistas como Caetano Veloso e Adriana Calcanhotto e já colaborou com nomes como Elza Soares, Arnaldo Antunes, Pepeu Gomes, Fernanda Takai, Tulipa Ruiz, entre outros. Em 2019, seu single “Ainda Aqui Sonhando” integrou a trilha da novela “Órfãos da Terra”, da Rede Globo.

Sobre o “Voltando aos Palcos”

É na Sala do Coro que o Complexo do TCA dá seu primeiro passo na retomada do uso de seus palcos. No projeto “Voltando aos Palcos”, Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto farão shows exclusivos e os dois corpos artísticos do TCA – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – apresentarão performances inéditas especialmente criadas para esta série, que tem transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), na TVE Bahia e, no caso dos shows, também na 107.5 Educadora FM Bahia, de 25 de setembro a 11 de dezembro, sempre às sextas-feiras. O “Voltando aos Palcos” se configura, assim, como uma etapa de transição nas práticas de distanciamento, sem a participação presencial do público, mas já reaquecendo os palcos do TCA. Para sua execução, serão seguidos rígidos protocolos de segurança e saúde que evitam as transmissões da Covid-19, conforme estabelecidos pelos órgãos competentes. A curadoria dos shows, além de prezar pela qualidade artística e pelo fomento à cena musical baiana, observou formatos com número reduzido de participantes. Como resultado, o TCA oferece ao público acesso gratuito e virtual a uma programação qualificada, diversificada e com toda técnica de ponta típica das produções do Complexo.

‘Voltando aos Palcos’ apresenta:

Leo Cavalcanti
Quando: 9 de outubro de 2020 (sexta-feira), 20h40
Onde: Transmissão ao vivo a partir da Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA)
Canal no YouTube do Teatro Castro Alves: www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

Fonte: Ascom/ TCA