De fevereiro a agosto deste ano, a Universidade Corporativa do Serviço Público vinculada à Secretaria da Administração (UCS/Saeb) capacitou 4.528 servidores do Poder Executivo Estadual baiano. Esse contingente teve acesso a 67 cursos na modalidade EAD como parte do Plano Anual de Capacitação (PAC 2020), iniciado no mês de fevereiro. A previsão é que, no último trimestre deste ano, ainda sejam realizadas 30 novas ações de capacitação, dentre elas cursos inéditos, todos já em processo de adaptação para o formato de aulas à distância.

Ao todo, foram ofertadas 7.059 vagas, com a inscrição de 5.899 pessoas. “Os números alcançados nos últimos sete meses são significativos, pois a pandemia do novo coronavírus demandou a reorganização das atividades a fim de mantermos a oferta regular de capacitação aos servidores estaduais”, observa a coordenadora de Desenvolvimento do Servidor e Ensino à Distância, Elianna Almeida Rebouças. Com a suspensão dos cursos presenciais, a modalidade EAD tem sido privilegiada no segmento.

A UCS/Saeb utiliza a plataforma Moodle em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Este ambiente está inserido na estratégia de formação continuada do serviço público estadual e busca ofertar cursos de qualidade na modalidade EAD com foco no desenvolvimento de competências profissionais para a busca da excelência do serviço público. Os conteúdos podem ser acessados de casa, do trabalho ou de qualquer local onde o servidor tenha acesso à internet, conforme sua conveniência de horário.  

Na comparação com o ano passado, a evasão dos cursos à distância – quando o servidor se inscreve, mas não conclui as atividades da capacitação – caiu mais de dez pontos percentuais. Em 2019, o dado era de 53% para o período, chegando hoje a 42%. Se forem considerados os eventos virtuais promovidos nos meses de junho a agosto, a evasão pode chegar a 23%. “Importante salientar que tivemos, de fato, uma redução significativa na evasão desse ano, também por causa dos eventos no formato live, transmitidos pelo Teams, pois não possuem inscrição”, explica Elianna.

A adoção de novos formatos para realização de eventos tem sido uma aliada na manutenção das atividades da DDE/Saeb. Este ano, três atividades regularmente promovidas de forma presencial contaram com edição virtual, através da plataforma Microsoft Teams. Destaque para a Semana Pedagógica de Instrutoria Interna, realizada nos dias 3 e 4 de junho, com a participação de 279 instrutores. Também foram realizados a Roda de Conversa Afinada sobre Grandes Educadores, que abordou o legado de Anísio Teixeira na educação no dia 28 de julho, com a presença de 66 pessoas inscritas, e o Painel de Boas Práticas de Instrutoria Interna, onde foram compartilhadas experiências de ensino remoto durante a pandemia. O encontro aconteceu no dia 26 de agosto, com participação de 120 instrutores.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)