Morangos

Neste sábado (31), o Rural Produtivo da TVE vai falar sobre a ‘Rota das Frutas Vermelhas’, o agroturismo na região da Chapada Diamantina, uma nova modalidade sustentável e saudável. O programa também mostra o artesanato baiano, que reuniu trabalhos de decoração, cerâmica, utilitários e até moda, comercializados na Feira do Artesanato, no mês que outubro. E a receita da semana tem como ingredientes a jaca verde e abóbora. A exibição acontece sábado às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (2), às 6h30, e na quinta-feira (5), às 20h.

Com temperaturas amenas, a cidade de Mucugê na Chapada Diamantina já produz o morango, que é vendido nas capitais do nordeste. Agora, produtores da agricultura familiar do município investem também no cultivo de outras frutas vermelhas, como amora preta, framboesa, pitaya, fisális e mirtilo. Cursos de capacitação, investimento público e gestão da cadeia produtiva das frutas vermelhas e do turismo criou um novo atrativo turístico sustentável para a região fortalecendo as famílias a se manter na terra gerando emprego e renda.

Trabalhos manuais que mostram a identidade cultural do estado com artesãos, comunidades indígenas, quilombolas e de ceramistas estiveram na Feira de Artesanato da Bahia. Produtos de todos estado como cerâmica, maracás, arcos e flechas e colares, trabalhos com argila, sementes, madeiras, fibras naturais, penas, bordados, cestaria, papietagem, renda, tapeçaria e tecelagem. Além da comercialização de peças, o evento também foi uma oportunidade para baianos e turistas conhecerem a diversidade de técnicas e materiais.

E ainda tem uma receita vegana diferente e dentro da moranga. Os ingredientes orgânicos, o cheiro verde, abóbora e jaca verde, um prato que ninguém imagina. E para encerrar o programa, a dupla de músicos “Naldinho e Leone” enviaram um vídeo com uma canção bastante sugestiva e um recado para os agricultores familiares.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.


SERVIÇO:Programa ‘Rural Produtivo’Sábado (31), às 14h.

Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

Onde: TVE, Youtube.com/tvebahia, Facebook.com/tvebahia e no www.tve.ba.gov.br/tveonline