As inscrições da segunda edição das Residências Online de Aprendizagem Criativa foram prorrogadas até o dia 14/10. O projeto é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tem como meta atender professores da rede estadual de educação, criar rede e desenvolver projetos nos espaços de aprendizagem criativa que irá alcançar cerca de 4800 estudantes através das atividades pedagógicas elaboradas durante o programa. 

Nesta segunda etapa serão escolhidas até 25 equipes que podem ser formadas por duas a quatro pessoas. `Para fazer as inscrições os educadores deverão acessar a página http://educacao.ba.gov.br/residenciasdeaprendizagemcriativa, preencher o formulário com os dados e responder à pergunta: O que motiva a equipe a querer participar do programa Residências Online de Aprendizagem Criativa? As equipes serão selecionadas com base no critério de inovação e de identidade com a aprendizagem criativa.

A primeira edição do projeto envolveu 25 impulsionadores e 66 educadores residentes das 18 equipes participantes. A ação teve um alcance de 19 municípios da Bahia e de outros estados e chegou a 12 Territórios de Identidade: Metropolitano de Salvador, Semiárido Nordeste II, Litoral Sul, Bacia do Rio Grande, Irecê, Sudoeste Baiano, Chapada Diamantina, Sertão Produtivo, Médio Rio de Contas, Sertão do São Francisco, Recôncavo e Litoral Norte/Agreste Baiano.

 As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas – prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.

Fonte: Ascom/ IAT