Era para ser uma blitz da Operação Lei Seca como outra qualquer, com abordagem e teste do bafômetro, na noite de quinta-feira (24), na Avenida ACM, em Salvador. O que a servidora pública Cynara Cybele, 42 anos, não esperava, era ser homenageada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), por ter sido aprovada no teste de alcoolemia. Ela foi convidada a registrar o momento e teve a foto postada nas redes sociais do órgão, para estimular a prática de não dirigir bebendo. A iniciativa encerrou a campanha de conscientização do Detran-BA, na Semana Nacional de Trânsito.

“Muito bacana essa campanha. Estou com minha filha pequena no carro e não poderia ser irresponsável, ao ponto de dirigir bebendo. Espero que todos tenham a mesma consciência. Temos que proteger as nossas vidas”, defendeu a servidora.

Durante a blitz, dos 51 motoristas submetidos ao teste do bafômetro, 47 foram aprovados e homenageados e quatro se negaram a soprar o aparelho. A operação abordou 69 veículos, com 28 autuações.

“Na Semana Nacional de Trânsito, a gente orientou os condutores sobre os riscos de acidentes, com foco nos mais vulneráveis nas vias, que são os pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência. A Operação Lei Seca teve um viés também educativo para reconhecer os motoristas conscientes, que devem servir de exemplo para os demais”, destacou o coordenador de fiscalização do Detran-BA, Márcio Santos.

Fonte: Ascom/Secretaria do Turismo do Estado (Setor)