A saúde da Bahia ganhou um importante reforço, na manhã desta sexta-feira (11), com a inauguração do Hospital do Câncer, em Juazeiro. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) foi construída pelo governo estadual com mais de R$ 30 milhões em recursos, aplicados em obra e equipamentos, e ofertará o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do interior baiano.

Hospital do Câncer

Anexa ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, a nova unidade ocupa seis pavimentos, totalizando uma área construída de 4.145,52 metros quadrados. O Hospital do Câncer oferecerá atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento.

Técnica em Enfermagem aposentada, Zilda de Almeida sempre morou em Juazeiro e acredita que a Unacon veio para salvar vidas. “É triste precisar ir para Salvador fazer uma cirurgia ou tratar do câncer, de carro, passando mal. Agora, o povo todo da região vai poder se tratar aqui, com dignidade”, comemorou.

Um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento radioterápico, será instalado na unidade nos próximos dias. Este dispositivo tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano.

O local passará por uma rigorosa higienização e terá as portas abertas para atendimento ao público já a partir da próxima segunda-feira (14). Pacientes chegarão à unidade por meio de regulação feita pela Central de Marcação municipal, mediante disponibilidade de vagas.

Repórter: Renata Preza