A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Seabra, na Chapada Diamantina, reabrirá para coleta de sangue e cadastro de medula óssea a partir desta sexta-feira (18). Após requalificação física, além de funcionar como agência transfusional, a UCT voltará a atender os doadores, por hora marcada, de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 17h30, e às sextas-feiras pela manhã e pela tarde, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Segundo o diretor geral da Fundação Hemoba, Fernando Araújo, a UCT recebia hemocoponentes das 24 unidades da Hemoba em Salvador e interior baiano, não impedindo seu funcionamento para transfusões de sangue e atendimentos hematológicos, mas a requalificação era necessária para atendimento da demanda de coleta.

“Fizemos uma reforma na estrutura física, com climatização das áreas de atendimento e triagem clínica e hematológica, manutenção no gerador de energia, ampliação do número de salas e a construção de depósitos de resíduos”, destacou.

Em função da pandemia, também foram implementadas medidas de prevenção à Covid-19, como distanciamento entre cadeiras e poltronas de doação, atendimento por hora marcada para evitar aglomeração, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), medição de temperatura na entrada da unidade e disposição de álcool em gel para candidatos à doação e corpo técnico.

Os atendimentos devem ser agendados pelo site www.hemoba.ba.gov.br, e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou pelo telefone (75) 3331-3576.

Fonte: Ascom/Hemoba