Doação de sangue
Foto: Divulgação/Hemoba

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) campus Santo Antônio de Jesus, em parceria com a Fundação Hemoba, está oferecendo translado para os moradores da região e para a comunidade acadêmica que desejam doar sangue nos meses de setembro e outubro. O objetivo é incentivar a doação durante a pandemia, reduzindo os impactos do isolamento social na coleta.

De acordo com o diretor do Departamento de Ciências Humanas da universidade, João Evangelista, a baixa significativa nas doações durante esse período foi o que motivou a mobilização. “Entramos em contato com a Hemoba daqui para criar essa parceria e facilitar a ida desses doadores. Alguns habituais, mas a maioria realizando sua primeira doação. Foi nossa contribuição, como um trabalho social mesmo”, comenta.

Desde a abertura das inscrições, 15 pessoas já foram contempladas. As inscrições seguem até o fim do mês de outubro por meio do site da campanha. As doações devem ser agendadas às terças e quintas-feiras, quando estão sendo disponibilizados os transportes da instituição.

A assistente social da unidade, Luciana Soares, afirma que a parceria está sendo muito importante durante a pandemia, por conta da baixa nos estoques em toda a Bahia, mas também por facilitar a saída dos doadores de casa. “As pessoas ainda estão inseguras de sair e ter um carro a sua disposição e a possibilidade de agendamento, tem ajudado muito”, pontua.

Cuidados

Tanto nos carros da universidade, como na unidade de coleta de Santo Antônio de Jesus, estão valendo as exigências sanitárias para prevenção da covid-19. O trajeto tem sido realizado com as janelas dos carros abertas para garantir a circulação de ar. O uso da máscara facial é obrigatório.

Fonte: Ascom/Hemoba