A aplicação dos testes para o novo coronavírus nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador chega nos últimos dias, com a realização do procedimento pelos profissionais de saúde até quinta-feira (24). Nesta segunda-feira (21), a testagem contemplou os estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual de Praia Grande e do Colégio Estadual Nelson Mandela, localizados no bairro de Periperi. A iniciativa integra a segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, envolvendo 28 escolas localizadas na região.

O estudante Erik Santos, 20, 8º ano, foi cedo ao colégio onde estuda para fazer seu teste. “Esta iniciativa é muito importante para testarmos se estamos ou não contaminados, pois muita gente está morrendo de COVID-19. Fiz logo o teste, porque devo cuidar da minha saúde e dos familiares que moram comigo”, afirmou.

Quem também já foi testada para o novo Coronavírus foi a funcionária de apoio do colégio, Renilda Lopes. Para ela, a testagem é essencial neste momento. “É muito importante que os funcionários façam a testagem para que haja mais tranquilidade e segurança no ambiente de trabalho”, salientou. Para o vigilante Wailson dos Santos, que trabalha no Colégio Estadual Nelson Mandela, a testagem foi rápida e eficiente. “Acabei de fazer o meu teste e gostei muito do atendimento, pois não demorou e foi muito simples. Estou muito satisfeito”, revelou.

O coordenador de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim, fez uma avaliação do processo até o momento. “A comunidade escolar entendeu o chamado do Governo da Bahia e vem comparecendo às escolas envolvidas na testagem. Com isto, teremos uma amostra de como está acontecendo a contaminação pelo novo Coronavírus na população educacional, o que nos ajudará na tomada de decisão sobre a retomada, com maior segurança, do ano letivo, mesmo que a data ainda não tenha sido definida”, afirmou.

Confira o calendário atualizado:

  • Nesta terça-feira (22), a testagem acontece no Colégio Estadual Professora Maria Anita, no bairro de Praia Grande e no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Periperi.
  • Na quarta-feira (23), será a vez do Colégio Estadual Lindenbergue Cardoso, localizado no bairro de Praia Grande e do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no bairro Fazenda Coutos.
  • No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado