Policlínica em Alagoinhas
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Como estratégia de regionalização do atendimento de saúde, o Governo do Estado investe em obras e serviços em toda a Bahia. No Litoral Norte, destaque para a construção da Policlínica Regional de Saúde e a reforma e ampliação do Hospital Regional Dantas Bião, ambos em Alagoinhas. Entrega de ambulâncias e abertura de novos leitos de terapia intensiva (UTI) também são exemplos de investimentos na região.

Inaugurada em junho de 2018, a policlínica recebeu mais de R$ 23 milhões em recursos, entre obras civis, equipamentos, mobiliários e micro-ônibus que fazem o transporte dos pacientes dos municípios integrantes do consórcio de saúde.

A unidade oferece consultas médicas em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

Ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, eolter, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, entre outros exames, também podem ser feitos no local.

A policlínica é referência para a população de Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Ouriçangas, Pedrão, Pojuca, Rio Real, Sátiro Dias.

Ampliação de hospital

Já os serviços de reforma e ampliação do Hospital Regional Dantas Bião envolvem R$ 6,7 milhões em investimentos. As obras incluem requalificação da emergência adulta e pediátrica, implantação de 10 novos leitos de UTI adulto e instalação da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue.

Com o perfil de média e alta complexidade, o hospital atende urgência e emergência em regime de 24 horas, nas especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia e outras, além de atendimento ambulatorial, para uma região estimada em mais 500 mil habitantes.

Para reforçar o combate ao novo coronavírus e promover mais segurança e agilidade, caso haja necessidade de transferências para unidades de maior complexidade, o Governo do Estado ainda entregou uma ambulância do tipo picape ao município de Alagoinhas.

Academias da saúde

Em Mata de São João, o Governo do Estado investiu R$ 309 mil na implantação da Academia da Saúde, que está instalada na Avenida Bom Jesus, no bairro Caboré. O novo espaço contribui para a promoção da saúde da população, a partir de equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física e atividades de lazer.

Os moradores de Pojuca também ganharam um espaço gratuito de promoção da saúde. A partir de um investimento de R$ 314 mil, a Academia de Saúde funciona na Praça Loteamento Nova Pojuca, no Centro da cidade.

Ao ar livre, o espaço possui equipamentos para a prática de alongamentos, exercícios como abdominais, flexões, entre outras atividades que proporcionem o fortalecimento muscular e o condicionamento físico, além de área coberta e banheiros.

Em Pojuca, a Academia de Saúde funciona na Praça Loteamento Nova Pojuca, no Centro da cidade – Foto: Divulgação/Sesab

As academias de saúde são parte do Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Salvador (PROSUS), financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do contrato firmado entre o banco e o Governo da Bahia, sendo executado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).