Unacon em Juazeiro
Foto: Camila Souza/GOVBA

A saúde da Bahia ganhou um importante reforço, na manhã desta sexta-feira (11), com a inauguração do Hospital do Câncer, em Juazeiro. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) foi construída pelo governo estadual com mais de R$ 30 milhões em recursos, aplicados em obra e equipamentos, e ofertará o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do interior baiano.

A entrega da Unacon faz parte da estratégia do Governo do Estado de descentralizar atendimentos de alta complexidade na Bahia, regionalizando serviços da saúde pública. O objetivo é oferecer serviços de qualidade em todas as regiões da Bahia, e não somente em Salvador.

Anexa ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, a nova unidade ocupa seis pavimentos, totalizando uma área construída de 4.145,52 metros quadrados. O Hospital do Câncer oferecerá atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento.

Foto: Camila Souza/GOVBA

Um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento radioterápico, será instalado na unidade nos próximos dias. Este dispositivo tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano.

O local passará por uma rigorosa higienização e terá as portas abertas para atendimento ao público já a partir da próxima segunda-feira (14). Pacientes chegarão à unidade por meio de regulação feita pela Central de Marcação municipal, mediante disponibilidade de vagas.

Repórter: Renata Preza

Juazeiro