Policlínica em Paulo Afonso
A policlínica regional de saúde em Paulo Afonso foi inaugurada em julho de 2019 - Foto: Manu Dias/GOVBA

Três policlínicas regionais, abertura de novos leitos e entrega de ambulâncias são exemplos de investimentos realizados pelo Governo do Estado para reforçar o atendimento de saúde à população que vive no Nordeste da Bahia.

Em Paulo Afonso, a policlínica foi inaugurada em julho de 2019, a partir de um investimento de R$ 22 milhões na construção e aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus que fazem o transporte de pacientes dos municípios integrantes do consórcio público de saúde. A unidade beneficia 260 mil moradores de Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida.

Para ser atendido na policlínica, o paciente deve ser encaminhado pelo município onde reside, que é responsável por agendar as consultas e exames. A necessidade é identificada nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já em Ribeira do Pombal, a policlínica vai beneficiar a população de 16 cidades que integram o Consórcio de Saúde Nordeste II, do qual fazem parte Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto e Tucano.

A policlínica será do tipo II, composta pelas Unidades Funcionais de Atendimento Ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), tratamento do pé diabético e coletas laboratoriais, sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.

Outro investimento em Ribeira do Pombal é a reforma e ampliação do Hospital Geral Santa Tereza, onde são aplicados R$ 7 milhões no aumento de leitos de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal e uma unidade para partos.

Em fase de construção, a policlínica em Serrinha atenderá moradores do município sede e também de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente. A unidade vai disponibilizar consultas médicas em diversas especialidades, exames, procedimentos e pequenas cirurgias.

Abertura de leitos

Além da construção da policlínica em Paulo Afonso, o Governo do Estado entregou dez novos leitos de UTI para o Hospital Municipal. Foram investidos R$ 3,7 milhões na implantação dos leitos e mais R$ 1,5 milhão na instalação de um tomógrafo. Outra UTI com 10 leitos, após investimento de R$ 1 milhão, foi aberta no Hospital Nair Alves, que ainda recebeu um tomógrafo.

Leitos de UTI em Paulo Afonso
Foram investidos R$ 3,7 milhões na implantação de 10 leitos de UTI em Paulo Afonso – Foto: Paula Fróes/GOVBA

Para o atendimento exclusivo a pacientes com suspeita de coronavírus, o Governo do Estado estruturou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Paulo Afonso. Foram investidos cerca de R$ 626 mil em equipamentos, além de R$ 151 mil para uma ambulância. O Hospital Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, também mantém 12 leitos voltados ao atendimento de pessoas com covid-19.

Na região, o Governo do Estado ainda entregou uma ambulância do tipo picape ao município de Conceição do Coité. O veículo dá mais segurança e agilidade, caso haja necessidade de transferências de pacientes para unidades de maior complexidade.