Policlínica em Teixeira de Freitas
Policlínica Regional de Saúde em Teixeira de Freitas - Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Diversos investimentos do Governo do Estado reforçam o atendimento de saúde no Extremo Sul da Bahia. Destaque para as policlínicas regionais em Teixeira de Freitas, já inaugurada, e em Eunápolis, com obras aceleradas, além da abertura de novos leitos de terapia intensiva (UTI).

Na policlínica em Teixeira de Freitas, moradores de 13 municípios contam com assistência de saúde de média complexidade sem precisar se deslocar por longas distâncias. A unidade, que recebeu R$ 23 milhões em investimentos, disponibiliza consultas e exames em diversas especialidades médicas.

A unidade é referência para a população de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. Micro-ônibus fazem a rota entre os municípios participantes do Consórcio Público de Saúde, que administra o equipamento.

Em Eunápolis, a policlínica envolve um investimento total de R$ 25 milhões, em obras e equipamentos. Serão atendidos moradores de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itapebi, Itagimirim, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

A policlínica disponibilizará consultas em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia, além de exames como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, mapa, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

Leitos de UTI

Para reforçar o combate ao novo coronavírus, o Governo do Estado abriu dez novos leitos de UTI para atender pacientes graves em Porto Seguro. Com um investimento superior a R$ 2,8 milhões ao longo de seis meses, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) contratou o Hospital Neuroccor a fim de fortalecer a rede assistencial no Extremo Sul da Bahia.

Leitos de UTI em Porto Seguro
Novos leitos de UTI em Porto Seguro – Foto: Divulgação

No total, a região possui 100 leitos exclusivos para o coronavírus, entre clínicos e de UTI. Eles estão distribuídos nos municípios de Teixeira de Freitas, que oferece 20 leitos de UTI e 10 clínicos; Eunápolis tem 20 leitos de Terapia Intensiva e 20 clínicos; e Porto Seguro possui 20 leitos de UTI e 10 clínicos. O Governo do Estado também entregou ambulâncias para o município de Porto Seguro.