Hospital Regional Costa do Cacau
Na área de saúde, o Estado construiu nove hospitais, como o Regional Costa do Cacau - Foto: Manu Dias/GOVBA

O Governo do Estado mantém um ritmo constante de obras e ações para melhorar e garantir mais desenvolvimento em toda Bahia. No Litoral Sul, investimentos na área da saúde reforçam o atendimento à população.

Referência para 70 municípios, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) é resultado de um investimento de R$ 124 milhões. O hospital fica localizado na rodovia Ilhéus-Itabuna e é uma das maiores e mais modernas unidades de saúde da Rede Pública do Estado.

O HRCC recebe casos de média e alta complexidade ambulatorial, de diagnose e terapêutica e internação hospitalar, envolvendo as especialidades clínica (geral, cardiologia, saúde mental e neurologia) e cirúrgica (geral, ortopedia, neurocirurgia e cardiovascular).

São 184 leitos no HRCC, sendo 30 leitos de Terapia Intensiva (UTI), e parque de bioimagem completo, com equipamentos de última geração.

Policlínicas

Em Itabuna, a policlínica regional de saúde oferece consultas e exames em diversas especialidades médicas. A unidade, que recebeu um investimento de R$ 25 milhões, entre obras e equipamentos, possui uma equipe multiprofissional qualificada. A gestão da policlínica é realizada em parceria entre o Governo do Estado e os municípios que integram o consórcio de saúde.

São atendidos moradores de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória e Una.

Outro investimento do Governo do Estado no Litoral Sul é a policlínica regional em Valença. A unidade, que recebeu R$ 22,6 milhões em recursos é referência em atendimento de saúde de média complexidade para 13 municípios.

A policlínica atende moradores de Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Itaparica, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia, Valença, Wenceslau Guimarães. Para garantir e facilitar o acesso de todos, micro-ônibus climatizados levam e trazem, diariamente, os pacientes.

Policlínica em Valença
A policlínica em Valença é referência para 13 municípios – Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Novos leitos

Para reforçar o combate ao coronavírus, a região ganhou reforço de 20 novos leitos de UTI no Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna. A unidade, conhecida como Hospital de Base, recebeu 15 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado e equipamentos para garantir a implantação definitiva de outros cinco leitos que já contavam com os aparelhos de ventilação. O Governo do Estado também entregou novas ambulâncias para os municípios de Ilhéus e Itabuna.