O Governo do Estado investiu mais de R$ 50 milhões na área da saúde em Vitória da Conquista, transformando a região em um dos maiores complexos assistenciais de saúde da Bahia. A estrutura montada conta com o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que passou por obras de ampliação, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo III, uma policlínica regional e um centro de diagnóstico por imagem.

Em janeiro de 2018, o Hospital Geral de Vitória da Conquista foi ampliado com uma nova emergência, que contou com um investimento de R$ 11 milhões. A área construída possui 39 novos leitos, além de uma sala para o atendimento de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. O espaço conta ainda com salas coletivas de observação pediátrica, masculina e feminina; quarto de isolamento adulto; três salas de sutura e curativos. uma sala de gesso e redução de fraturas; uma sala para a aplicação de medicamentos; quatro consultórios; além de um novo posto policial.

Também no Hospital Geral de Vitória da Conquista foi construído o moderno Centro de Diagnóstico por Imagem fruto de um investimento de R$ 13 milhões. A unidade conta com equipamentos para exames de raios-X convencional fixo, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), maior do interior do estado, foi inaugurada em agosto de 2016 e já realizou milhares de procedimentos, entre exames laboratoriais, raios-X, ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), atendimento nas especialidades de clínica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, proporcionando melhor assistência e desafogando outras unidades de saúde. Para a abertura da unidade, que está instalada ao lado do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), foram investidos cerca de R$ 6 milhões, entre obras e equipamentos.

A Policlínica de Vitória da Conquista foi inaugurada pelo Governo do Estado em agosto de 2019. O equipamento oferece à população de 28 municípios do sudoeste baiano atendimento em 19 especialidades médicas. Ao todo, forram investidos R$ 22,2 milhões na construção e aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem nos outros municípios integrantes do consórcio público de saúde. A criação das policlínicas representam um marco histórico na saúde publica da Bahia, um passo importante para a regionalização e desenvolvimento da saúde para os baianos.

Para fortalecer o sistema de saúde no atendimento à população, Vitória da Conquista ainda recebeu novas ambulâncias.