Durcilene Martins dos Santos, 57 anos, é uma das quase 600 pessoas com pedidos de pensão recepcionados pela Superintendência de Previdência (Suprev) desde o início da pandemia. Moradora da cidade de Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás, distante mais de 1,6 mil km de Salvador, a dona de casa também é grupo de risco do novo coronavírus. Durcilene teve sua solicitação acolhida por meio de videochamada, modalidade de atendimento implantada pela Rede SAC no mês de agosto para serviços da Suprev e do Planserv.

“Entrei no site do SAC Digital para realizar o agendamento e fui atendida por vídeo na hora marcada. Gostei muito, pois foi bem rápido e a atendente muito atenciosa. Por ser grupo de risco, não posso viajar e isso facilitou. Não podemos descuidar com esta pandemia”, pontuou Durcilene. Depois das orientações prestadas durante o atendimento na quinta-feira (17), ela conseguiu reunir toda a documentação, enviada por e-mail já no dia seguinte, para dar entrada na pensão. O próximo passo é aguardar parecer da Suprev.

Em pouco mais de 30 dias, o atendimento por videochamada para serviços da Suprev registrou 110 atendimentos – 63 para solicitação de pensões previdenciárias e 47 para isenção de Imposto de Renda. Esta modalidade de atendimento do SAC visa prevenir contra o coronavírus, principalmente para aqueles que estão dentro dos grupos de risco.

“Durante o atendimento, os requerentes sempre destacam a importância de poderem estar no conforto de casa, especialmente pela dor da perda de um parente. A videochamada também favorece quem está no interior, por conta da suspensão de transportes intermunicipais em algumas cidades”, observa a diretora de Benefícios da Suprev, Joana Pinheiro. Ela salienta que requerer a pensão dentro do prazo de 30 dias do óbito do ex-servidor, em caso de deferimento, garante retroatividade do benefício. “Facilitar o acesso é fundamental”, conclui.

Como fazer

O primeiro passo é acessar o SAC Digital e criar um perfil, caso o servidor ou beneficiário não o possua. Depois de preencher o formulário de cadastro e ativar a conta por e-mail, basta pesquisar no SAC Digital o serviço desejado entre as opções: “Solicitar Pensão Por Morte – Atendimento por Videochamada” e “Solicitar Isenção Imposto de Renda (Aposentado e Pensionista) – Atendimento por Vídeochamada”.

Em seguida, é preciso escolher uma data disponível e agendar o horário de preferência para o atendimento. Uma confirmação é enviada por e-mail ou mensagem de celular, junto com o link para a videochamada: vale lembrar que é necessário ter computador ou celular com acesso à internet. Todo o atendimento é conduzido por um técnico da Suprev. Para o Planserv, os serviços são para isenção de coparticipação e isenção de biometria.

Presencial

Para quem pode realizar o deslocamento, desde o mês de março a Suprev tem prestado atendimento especial em sua sede para requerimento de pensão e comunicado de óbito, com 534 atendimentos acumulados até agosto. Além disso, foi retomado o funcionamento dos postos descentralizados para serviços previdenciários no SAC Liberdade e SAC Servidor, também em Salvador, para solicitação de pensão, revisão de aposentadoria e retificação/isenção do Imposto de Renda.

Para o atendimento presencial, é sempre necessário realizar agendamento prévio e seguir as medidas de segurança. Quem preferir ser atendido na sede da Suprev, deve agendar seu horário pelo call center do órgão, disponível pelos telefones 0800 071 5353 e (71) 4020-5353. O serviço funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h. Já o atendimento no SAC Liberdade e no SAC Servidor deve ser agendado pela plataforma SAC Digital, tanto pelo aplicativo quanto pela internet, no endereço www.sacdigital.ba.gov.br

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)