Servidores públicos estaduais que têm interesse em aprimorar suas competências – ou querem ampliar seus conhecimentos em alguma área específica – podem consultar os cursos da modalidade de Ensino a Distância disponíveis no Portal do Servidor. Oito cursos EAD estão com matriculas abertas . Não perca tempo, as vagas são limitas e os períodos de inscrição também.

Entre as opções com matrículas disponíveis estão os cursos de reforma ortográfica, redação oficial, gestão estratégica de pessoas e planos de carreira, além de outros. Os cursos são oferecidos pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com outros órgãos públicos ou entidades, a exemplo da Escola Nacional de Administração Pública.

A curadoria dos cursos disponibilizados é realizada pela Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas (DDE), unidade vinculada à Saeb. Para ter acesso, basta entrar na opção Cursos, disponível no menu do Portal do Servidor. Depois, os interessados devem clicar na alternativa Turmas Disponíveis, onde vão encontrar todos os cursos com vagas à disposição, assim como período de matrícula, carga horária e demais informações.

Outros cursos – Outra opção são os cursos com transmissão ao vivo da Escola Nacional de Administração Pública, inteiramente gratuitos para servidores estaduais da Bahia. A oportunidade é fruto da parceria entre a Enap a Secretaria da Administração (Saeb), que ampliaram a oferta de cursos online para os servidores do Poder Executivo Estadual.

Agora, a parceria inclui capacitações transmitidas ao vivo, com aulas em tempo real, inteiramente gratuitas. Os interessados podem conferir a lista das turmas disponíveis e realizar sua inscrição no site da Enap (www.enap.gov.br/cursos), opção Educação Executiva. É necessário observar a disponibilidades de vagas para as turmas abertas a todos os estados.

A oferta de cursos é variada, nas áreas de engenharia, gestão estratégica, planejamento, orçamento, convênios, projetos, relações interpessoais, entre outros. Através de uma ferramenta de busca é possível visualizar todas as opções disponíveis. Como as aulas acontecem em tempo real, é preciso que o servidor esteja em ambiente virtual para acompanhar os conteúdos no momento que o curso é transmitido. Isso permite utilizar uma metodologia participativa, com exposições dialogadas, dinâmicas de grupo, gamificação, estudos de casos e troca de experiências.

A parceria entre Saeb e Enap foi firmada em 2008, permitindo que servidores da capital e interior participassem de cursos presenciais promovidos pela Escola em salas de aula da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb), com reserva de 50% das vagas a este público – as demais vagas são ocupadas por servidores federais. Em 2019 foi firmada parceria com a Escola Virtual de Governo (EVG), plataforma online gerida pela própria Enap, com a oferta de cursos autoinstrucionais, ou seja, conduzidos pelo próprio aluno de acordo com sua conveniência de tempo.

Na Escola Virtual, os servidores têm acesso a 156 cursos nas áreas de dados, informação e conhecimento; desenvolvimento gerencial; educação e docência; ética e cidadania; gestão de pessoas; gestão de políticas públicas; gestão estratégica; governança e gestão de riscos; governo digital e transparência; inovação; logística e compras públicas; orçamento e finanças; políticas públicas setoriais; tecnologia da informação; e transferências de recursos da União. As inscrições podem ser feitas no site www.escolavirtual.gov.br.

Fonte: Ascom/Saeb