Projeto Quarentena Saudável
Foto: Divulgação/Sudesb

O projeto #QuarentenaSaudável, com publicação diária de vídeos relacionados a atividades físicas no perfil institucional do Instagram da Superintendência dos Desportos do Estado – Sudesb (@sudesbesporte) e em grupos de whatsapp, chega, nesta terça-feira (8), à marca de 153 aulas, realizadas diariamente durante cinco meses ininterruptos desde que foi iniciada, em 8 de abril deste ano.

Por causa da pandemia da Covid-19, as aulas das Escolinhas da Sudesb precisaram ser interrompidas por conta da contaminação. No entanto, a alternativa encontrada pelo órgão foi o uso das redes sociais para que uma das suas políticas públicas mais demandadas – o atendimento ao público idoso com atividades físicas – não fossem interrompidas totalmente.

“É uma marca importante. Sabemos do benefício da atividade física para o idoso, principalmente na prevenção de doenças. Então, criamos este canal de comunicação com pessoas vinculadas a projetos desenvolvidos em núcleos sociais, mas também possibilitando que interessados das mais diferentes idades pudessem participar. Mesmo neste momento de isolamento social, manter-se ativo é fundamental para o bom estado e funcionamento do nosso corpo”, afirma o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.

A profissional de educação física da Sudesb Ângela Barbosa é uma das principais responsáveis pelo sucesso do projeto. Desde o inicio, ela tem aplicado aulas novas e orientações seguras para que o público mantenha-se ativo no conforto e segurança de sua casa. “Estou muito feliz de ter alcançado esta marca de cinco meses de aulas. Sentimento de dever cumprido com os meus alunos, com a coletividade de pessoas dos mais diversos meios sociais. As aulas têm ajudado muita gente a sair da ociosidade neste momento desafiador que todos nós estamos vivendo”, destaca.

Segundo Ângela, aulas de respiração têm contribuído para o bem-estar. “O fato de poder respirar melhor dá uma energia a mais pro nosso corpo e isso já muda a frequência cardíaca, a vibração. Às vezes, eu faço umas aulas de meditação para que as pessoas possam diluir essa carga de angústia e ansiedade, fazendo com que possam relaxar mais e ter confiança que isso tudo vai passar. Eu me sinto muito bem realizada e os vídeos têm contribuído também para o meu estado de equilíbrio e bem-estar”.

O projeto #QuarentenaSaudável da Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai continuar sendo realizado nas páginas das redes sociais da Sudesb, sempre com vídeos diários exaltando os benefícios da atividade física para o sistema cardiovascular.

Fonte: Ascom/Sudesb