Cento e cinquenta profissionais de RH do Estado acompanharam na tarde desta terça (29) a  edição do workshop Direto ao Ponto On-line sobre o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Com duas horas de duração, a live de capacitação tirou dúvidas das equipes de Recursos Humanos do Estado, abordando aspectos que vão desde a base legal até o processo de contratação de servidores por meio do  regime especial, passando pelo fluxo de ingresso e o lançamento de informações na folha de pagamento. 

Na primeira etapa do evento, o especialista em políticas públicas e gestão governamental Antônio Lordelo abordou toda a base legal que justifica a contratação REDA pelo Estado e regulamenta estes processos, desde a Constituição Federal até legislações estaduais como o Estatuto do Servidor (Lei 6677/94). “O objetivo destas contratações é viabilizar, com agilidade,  a prestação de serviços emergenciais à coletividade, flexibilizando as pesadas estruturas burocráticas necessárias à contratação de pessoal pelo Estado”, explicou Lordelo. 

Na sequência, Conceição Guerra, da Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), deu orientações e dicas sobre a instrução de processos de contratação REDA pelos órgãos. “As dificuldades mais comuns das equipes dizem respeito à  fundamentação do pedido da contratação  de forma mais robusta e também à forma de  aplicação da recontratação”, explica Conceição, que enfatizou, entre outras coisas, a necessidade de leitura da legislação vigente  e a  observância aos prazos de pedido de prorrogação de contrato. 

Ao final, a live  de capacitação voltou-se para aspectos relacionados aos fluxo de ingresso e outras operações de lançamento realizadas pelos profissionais de Recursos Humanos do Estado no sistema informatizado RH Bahia.  A condução foi feita pelos técnicos  Tiago Rios. Alex Pessoa e Larissa Ramos. 

O workshop Direto ao Ponto é uma iniciativa do Núcleo de Formação Continuada da Superintendência de Recursos Humanos do Estado em parceria com a Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Saeb. Com foco  tanto  nos aspectos operacionais do RH Bahia quanto nos  processos administrativos e  dispositivos legais que geram impacto nas rotinas, a capacitação privilegia temas que suscitam maior dificuldade entre os usuários do sistema. Desde o último mês de agosto, o evento passou a ser oferecido em um formato virtual para atender às novas exigências de distanciamento social ocasionadas pela pandemia do coronavírus. As gravações das duas edições de agosto já estão disponíveis no YouTube da Saeb pelo link

Fonte: Ascom/Saeb