Criação de tilápia

Neste sábado (5), o Rural Produtivo da TVE vai mostrar a piscicultura, cultivo de peixes em água doce, que chegou em todo Estado. O programa vai mostrar também o ‘Slow Food’, movimento que valoriza a cultura e os produtores locais e vem ganhando adeptos em todo mundo, além de uma receita de bebida que usa cachaça, gengibre e limão. A exibição é às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (7), às 6h30, e na quinta-feira (10), às 20h.

Em Ituberá e Paulo Afonso, o cultivo de peixe em tanques-rede de água doce tem gerado renda e aumentado a qualidade de vida das famílias da região, trazendo a diversidade alimentar para mesa dos baianos. A tilápia, por exemplo, representa mais de 80% da produção da piscicultura baiana.

Equilíbrio e calma têm tudo a ver com o “Slow Food”. Opondo-se ao conceito de “fast-food”, o movimento acredita em um mundo onde todos possam ter acesso e consumir alimentos saudáveis, tanto para o consumidor, como para quem produz e para o planeta. Na Bahia, a prática chegou faz 10 anos e ganhou praticantes impulsionados pela força da cultura indígena, dos povos tradicionais e pela diversidade de biomas.

Ainda este episódio do programa, o telespectador vai conhecer a “Cachaça Mule”, feita com xarope de gengibre, cachaça, sumo de limão, espuma de seriguela e coentro, todos produtos da agricultura familiar.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

SERVIÇO:
Programa Rural Produtivo
Sábado (5), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h
Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline