Armazém da Agricultura Familiar em Serrinha Foto Manu Dias/GOVBA
Foto Manu Dias/GOVBA

Neste sábado (19), o Rural Produtivo da TVE vai falar sobre a produção do café do sudoeste baiano que já foi consumido até pelo Papa Francisco. O programa vai mostrar o Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária que fica em Serrinha beneficiando 8 mil agricultores, e uma receita diferente de pão de farinha de copioba com fermentação natural e ingredientes saudáveis. A exibição é às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (21), às 6h30, e na quinta-feira (24), às 20h.

A cultura do café do sudoeste baiano vem ganhando lugar de destaque no país, com a qualidade dos grãos, especialmente os produzidos por agricultores familiares. Os cafés atraem consumidores de diversas partes do mundo como Canadá, Suíça e até no Vaticano como o Papa Francisco. Em Barra do Choça, as cooperativas da agricultura familiar diversificam a produção com café, legumes e frutas, além disso melhoram a qualidade do café baiano que possui classificações entre o Tradicional, Gourmet, Especial, Premium, Superior e Orgânico.

O “Armazém da Agricultura Família e Economia Solidária” de Serrinha é uma vitrine para produtos de mais de 160 empreendimentos da agricultura familiar de toda a Bahia. A ação vem possibilitando a elevação da renda das famílias de agricultores e agricultoras familiares e de empreendedores da economia solidária, que têm a possibilidade de estabelecer novas frentes comerciais para seus empreendimentos e divulgar a produção.

Neste episódio do programa, vamos conhecer um pão de fermentação natural, feito com farinha de copioba da agricultura familiar, farinha de trigo branca, fermento levain, chamado “fermento vivo” e água.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

SERVIÇO:
Programa ‘Rural Produtivo’
Sábado (19), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h
Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline


Fonte: Ascom/ Irdeb