Inaugurada na manhã desta quarta-feira (2), a reforma e ampliação da Unidade de Emergência de Pirajá, na capital baiana, vem para reforçar o atendimento a crianças do bairro e adjacências, uma vez que passou a ser referência em emergência pediátrica. O governador Rui Costa participou da entrega da nova estrutura, que recebeu R$ 908 mil em recursos do Estado, entre obra e equipamentos. 

“Nós redefinimos a função desta unidade; já havíamos feito a reforma e entregue a unidade aqui do lado como emergência adulta, e hoje estamos entregando a unidade pediátrica, separada, ampliada e requalificada. Essa é uma região mais afastada do centro da cidade e, para quem é mãe e pai, esse equipamento chega em boa hora, porque, em caso de emergência de atendimento de crianças, as pessoas muitas vezes tinham que se deslocar para uma unidade de saúde mais distante. Com as duas unidades, adulta e infantil, a região agora tem um atendimento completo”, destacou o governador.

Situada na Rua Oito de Novembro, a unidade é o único equipamento do Estado que conta com alas de emergência adulta e pediátrica, com estruturas totalmente separadas. A ala da Emergência Pediátrica em Pirajá foi dotada de recepção e registro; salas de espera com 15 cadeiras, de triagem e de serviço social; sanitários; dois consultórios;  laboratório; regulação; sutura; observação com três leitos; isolamento; Sala Vermelha; Sala de aplicação de medicamentos;  Nebulização; Utilidades; e Posto de Enfermagem/Prescrição.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destacou que, com a ampliação, a unidade passa a ser uma das maiores emergências pediátricas de todo o estado. “Aqui, serão atendidos casos de crise de urgência e emergência, de deficiência respiratória e diarreia grave, por exemplo”, listou.

Atendimento

Segundo o Erenilton Café, diretor-geral da unidade, a reforma do local foi motivada pela alta na procura em Pirajá, o terceiro maior bairro de atendimento pediátrico de Salvador. “Saímos de uma demanda de 300 atendimentos para 1.500 atendimentos a crianças, por mês. Em função disso, esse prédio, que era ambulatorial, foi transformado nessa emergência pediátrica, equipada para o atendimento de observação e regulação, bem como para o atendimento pediátrico para Covid-19”, detalhou o dirigente. 

Estudante e mãe do pequeno Thales Felipe, Joice Rodrigues comemorou a entrega da nova estrutura. “Fico feliz de saber que tem uma unidade no bairro pra atender as crianças, sem misturá-las com os adultos”.

A Emergência Pediátrica em Pirajá será submetida a um processo de higienização e terá o atendimento iniciado já na tarde desta quarta-feira.

Visita
Ainda na oportunidade, Rui foi conferir as instalações da Unidade Básica de Saúde de Pirajá que está sendo construída pelo Estado. O local está recebendo os últimos ajustes e será inaugurado e cedido para a administração da Prefeitura Municipal de Salvador, na próxima semana. O valor aplicado nessa intervenção supera R$ 3,3 milhões.

Repórter: Renata Preza