Casas de construções populares ao redor de encosta Foto Carol Garcia/ GovBA

A manhã desta quarta-feira (23) foi marcada por mais uma entrega de obra de contenção de encosta realizada pelo Governo do Estado. Desta vez, o governador Rui Costa foi até o bairro do IAPI para uma última vistoria e entrega oficial da encosta. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e representa um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.

“Eu digo sempre que essas obras são ‘invisíveis’ pra maior parte da população, mas os moradores daqui sentem os benefícios desta obra. São encostas, como tantas em Salvador, ao longo de muitas décadas, desabavam e soterravam casas, tiravam a vida de pessoas, e nós temos esse projeto grande e persistente de proteger as vidas das pessoas e tudo o mais que elas levaram muitos anos pra construir aqui”, afirmou o governador Rui Costa.


Na contenção foram empregadas técnicas de solo grampeado com face em concreto numa área de cerca de 1.500 m² distribuídos entre oito painéis e inclui os serviços complementares de drenagem, caminho de concreto, guarda corpo e corrimão. A obra beneficia mais de 3.500 moradores da localidade.

“Essa é uma encosta com a solução em solo grampeado. Nesta área nós verificamos todos os espaços que estavam com risco de desabamento e foram feitos oito painéis para contenção”, acrescentou o diretor de habitação da Conder, Maurício Matias.


O Governo do Estado está realizando obras de contenção em 112 áreas de Salvador e Candeias. Desse total, 63 encostas já foram concluídas em bairros como Cajazeiras, Palestina, Castelo Branco, Bela Vista do Lobato, Liberdade, Paripe, Alto do Peru, Pirajá, Plataforma, Beiru, Coutos, ente outros.


O aposentado Francisco Graciliano mora na Rua da Fé em Deus, no IAPI, há mais de 50 anos e comemora a conclusão da obra. “Aqui o barro já desceu e prejudicou a nossa casa. Além disso, descia água, esgoto e tinha muitos ratos. Agora estamos tranquilos e muito felizes com essa conquista pra nossa comunidade”.

Atualmente são 16 encostas em andamento (nos bairros do Lobato, São Caetano, Narandiba, Calçada, São Marcos, Praia Grande, Boa Vista do Lobato, Cidade Nova, Marechal Rondon, Monte Serrat), com 24 obras a iniciar e nove em licitação.


Repórter: Jairo Gonçalves