Neste sábado (29), o Rural Produtivo da TVE vai falar sobre a piaçava, fibra que encontrou no Baixo Sul baiano o ambiente favorável para o seu desenvolvimento natural. O programa vai mostrar também uma unidade de beneficiamento de leite de cabra, e uma receita de carne de cabrito do sertão da Bahia. A exibição é às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (31), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

Um dos maiores produtores da piaçava do país, a Bahia é responsável por 90% da produção nacional. Em Ituberá, a fibra se tornou parte importante da fonte de renda das mulheres da região, que aprenderam técnicas para transformar o produto em biojoias.

Já  produção de cabra leiteira na cidade de Valente, no interior do Estado, permite a venda do leite para o laticínio, que são transformados em diversos produtos, e parte do lucro é investido em escolas para os seus filhos. Além de comercializar, o laticínio oferece ainda assistência técnica aos agricultores.

Nesta edição do programa, o telespectador vai conhecer também a cozinha sertaneja da Bahia e aprender uma receita feita com a carne de cabrito vinda do sertão baiano.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.  



SERVIÇO:  

Programa ‘Rural Produtivo’  
Sábado (29), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h  
Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline


Fonte: Ascom/ Irdeb