Cacau
Foto: Pedro Moraes/GOVBA

O Rural Produtivo deste sábado (22) traz a história do cacau e a primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país. A atração semanal da TVE, que vai ao ar às 14h, com reapresentação na segunda-feira (24), às 6h30, e na quinta-feira (27), às 20h, vai falar também sobre um estudo do fruto que está sendo desenvolvido para auxiliar no enfrentamento da pandemia da Covid-19, e ainda sobre a mandioca, considerada o alimento do século XXI.  

A agricultura familiar se destaca hoje na produção das amêndoas de cacau. No sul do Estado, o programa vai mostra a história do fruto na Bahia, que garantiu lugar de destaque na economia brasileira para Ilhéus e outros municípios do Estado, e mostrar como cientistas baianos estão usando o cacau em estudos para criar medicamentos para o combate à Covid-19, seja na prevenção, no diagnóstico ou no desenvolvimento de remédios.  

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), existem, hoje, mais de duas mil espécies de mandioca. A Bahia produz 358 mil toneladas da raiz e o Estado é o 10º maior produtor do país, com 90% da produção vinda da agricultura familiar. Na edição deste sábado, os alimentos produzidos a partir da mandioca, o seu valor nutricional e os negócios que são movimentados com a derivação do produto. 

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do youtube.com/tvebahia e do facebook.com/tvebahia.  

Fonte: Ascom/TVE Bahia