A ação de emergência para elevação dos estoques de sangue da Hemoba no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) foi estendida até esta sexta-feira (28). O serviço está acontecendo na entrada principal da unidade de saúde, com atendimento das 8h às 17h, desde a última terça-feira (25), com coleta de 78 bolsas de sangue até o momento.  

O diretor geral da Hemoba Fernando Araújo lembra que o projeto é uma parceria entre o Roberto Santos e a Fundação Hemoba e envolve todos os profissionais de saúde das unidades com o objetivo de orientar os familiares dos pacientes e a comunidade do entorno do hospital para doação de sangue. “Mesmo durante a pandemia, os profissionais da unidade seguem atendendo uma alta demanda de urgência e emergência, de cirurgias de alta complexidade e isso vem exigindo da gente a liberação de mais bolsas de sangue”, explicou.  

Para a coordenadora de coleta e captação Iara Matos a campanha atendeu praticamente 100% da meta esperada. “O resultado foi muito bom! Agradecemos todo o empenho do Hospital em acolher a fundação Hemoba, o Hemóvel e seus colaboradores. Por isso parabenizamos todo corpo técnico do Roberto Santos que tocou esse projeto com a gente”.   

O uso da unidade móvel para facilitar o acesso dos doadores é uma das estratégias durante a pandemia para melhoria do nível do estoque e garantia de bolsas de sangue para as unidades de urgência e emergência, como é o caso do Roberto Santos. Atualmente o hospital precisa de uma média de 50 bolsas de sangue por dia para atender demandas de cirurgias, hemodiálises, urgências e emergências, mas realiza procedimentos com menos de 1/5 deste número.  

A doadora Laís Santana aproveitou a oportunidade para realizar sua segunda doação do ano. “Eu estava esperando completar os três meses da última doação e fiquei muito feliz que coincidiu do tempo ser justo quando trouxeram o Hemóvel para perto de minha casa”, conta voluntária, que contribui com os bancos de sangue do Hemocentro há pelos menos 4 anos.  

Os candidatos à doação podem agendar o atendimento através do número (71) 3117-7788 ou aguardar por ordem de chegada na triagem da unidade móvel.   

Recomendações

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional. 

A Hemoba também atende na sua sede, na Vasco da Gama, no posto de coleta da praça de serviços do Salvador Shopping, no G1, e no Hospital do Subúrbio.

Fonte: Ascom/Hemoba