Mesa de reunião com representantes de autoescolas e centros de formação de condutores

Após o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) publicar a portaria que regulamenta a retomada das aulas e provas práticas de direção no estado, a partir da próxima segunda-feira (10), os examinadores do órgão estão sendo capacitados para a aplicação dos protocolos de segurança sanitária previstos na portaria, como medidas de prevenção à Covid-19.

Nesta terça-feira (4), o Detran-BA se reuniu em Salvador com representantes de autoescolas e centros de formação de condutores para alinhar o novo modelo. Os estabelecimentos foram autorizados pelo órgão executivo de trânsito a recomeçar as atividades práticas, mas as aulas teóricas continuarão sendo oferecidas na modalidade virtual.

As novas regras determinam a marcação de 30 exames por turno, sem a presença de acompanhantes dos alunos, para evitar aglomerações, desinfecção dos veículos, a cada troca de candidato, e a proibição do uso do celular por examinadores e alunos durante as provas, entre outras medidas.

“Regulamentamos o funcionamento das autoescolas, de acordo com os protocolos recomendados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Como as cidades têm realidades diferentes na pandemia, decretos municipais poderão alterar o processo. O mais importante é que vamos recomeçar com toda a segurança. Os alunos podem retomar o curso de onde pararam, sem prejuízos econômicos”, explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.