A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, neste sábado (8), um encontro on-line com estudantes e gestores da rede estadual de ensino de Jequié. O objetivo foi ressaltar a importância da testagem para o novo coronavírus, que está sendo realizada pelo Governo do Estado, em parceria com o município, nos professores, estudantes e funcionários das escolas estaduais, e mobilizar a comunidade escolar. O encontro contou com a participação do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

O secretário Jerônimo falou sobre a importância da ação. “A testagem é de interesse coletivo, porque diz respeito à comunidade escolar e, também, às suas famílias e é mais uma demonstração de que o governador Rui Costa está preocupado com a rede estadual de ensino. Somos um governo que toma conta da nossa gente. Não vamos colocar nenhum professor, estudante ou funcionário em perigo, por isso estamos fazendo essa testagem como forma de nos ajudar em um planejamento que vai garantir essa segurança no volta às aulas, que não tem data definida”, ressaltou.

A coordenadora do Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE 22), Thaisa Pereira, falou sobre o engajamento dos estudantes. “Estamos fazendo todos os esforços para garantir o atendimento dos estudantes. Todos os protocolos estão sendo realizados na escola e precisamos desta ajuda dos estudantes que já participaram da testagem na mobilização dos colegas. É uma oportunidade, porque os postos de saúde estão com uma grande demanda e a escola é uma opção segura”.

Para o coordenador de Política para a Juventude da SEC, Jocivaldo Bispo, este é um momento de mobilização das lideranças estudantis. “Queremos contar com os estudantes para promover esta mobilização com os colegas, mostrando que é seguro e importante participarmos da testagem, porque a nossa prioridade é a saúde de todos”, afirmou.

A estudante e líder de classe Nilda Argolo, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco, ressaltou que “muitas vezes há um medo por parte dos colegas de participar da testagem, por isso precisamos orientar e informar de forma a esclarecer todas as dúvidas.”

Testagem

Em Jequié, no total, serão testadas, até o dia 14 de agosto, 10.771 pessoas, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, em 13 escolas estaduais e quatro anexos do município. Já a partir desta segunda-feira (10), a testagem para o novo Coronavírus será iniciada nas escolas estaduais dos municípios de Itabuna e Ilhéus.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado