Sabadão Solidário
Foto: Hemoba

O Sabadão Solidário do Hemocentro Regional de Barreiras terá uma edição extra no mês de agosto como medida para mitigar a baixa nos estoques de sangue. O evento vai ocorrer neste sábado (15), das 8h às 12h, no Hemocentro, localizado no bairro de Barreirinhas. Desde o início da pandemia, a ação tem sido estratégica para manutenção dos estoques; nas últimas três edições, 84 bolsas foram coletadas.

A enfermeira e responsável administrativa do Hemocentro de Barreiras, Dulce Rodrigues, explica que apesar da pandemia, a demanda por transfusão de sangue por outras condições crônicas de saúde ou acidentais é alta e os casos de agravamento pela Covid-19 também têm requerido dos estoques.

“Nossa região [oeste] abrange um número significativo de cidades e como temos apresentado estoque crítico para sangues do tipo O+ e A+, que são bastante requisitados, temos intensificado as ações para captação de doadores. Além dos Sabadões, temos feito parcerias com instituições públicas, privadas, entidades religiosas e civis, atendendo a grupos que atuam nesses espaços”, afirma.

Dulce Rodrigues ainda frisa que para garantir a segurança do doador, a unidade está seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelo Hemocentro Coordenador (Hemoba de Salvador) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os candidatos e funcionários têm temperatura medida logo na chegada à unidade e tem sido colocado o espaçamento necessário entre as cadeiras de coleta e de atendimento, além da disponibilização de álcool em gel para todos.

Os atendimentos devem ser agendados e o horário de funcionamento neste sábado (15) será das 8h às 12h. Nos demais dias, a unidade segue funcionando das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Os candidatos à doação devem entrar em contato por meio do número (77) 3613-3799 ou do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br para realização do agendamento.

Recomendações

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba