A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), promoveu na manhã dessa última terça-feira (11), uma reunião virtual de Implantação da Entidade Microrregional de Saneamento Básico – MSB do Litoral Sul e Baixo Sul. O encontro presidido pelo Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, também secretário- geral provisório da MSB, teve como objetivo a apresentação da estrutura de governança e o funcionamento do ente microrregional, para os gestores do executivo municipal, que também são membros do Colegiado da MSB do Litoral Sul e Baixo Sul.

Na ocasião, foi destacada a LC estadual nº 48/2019, que instituiu 19 Microrregiões de Saneamento Básico, com o objetivo principal de tratar as políticas de Saneamento de forma regionalizada, buscando uma escala produtiva e financeira adequada para a provisão desses serviços públicos.

“ Em cumprimento à LC 48, sancionada pelo governador Rui Costa em junho do ano passado,  a SIHS está trabalhando para implantar efetivamente as 19  microrregiões,  isso irá permitir a execução dos estudos de viabilidade  técnico econômica e alavancar  os investimentos necessários para a universalização dos serviços de saneamento”, frisou o Titular da SIHS, Leonardo Góes.

Fazem parte da Microrregião do Litoral Sul e Baixo Sul 41 municípios, sendo eles: Almadina, Arataca, Aratuipe, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Cairu, Camacan, Camamu, Canavieiras, Coaraci, Gandu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Itabuna,  Itacaré, Itaju da Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Ituberá, Jaguaripe, Jussari, Maraú, Mascote, Nilo Peçanha, Pau Brasil, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Santa Luzia, São José da Vitória, Taperoá, Teolândia, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença e Wenceslau Guimarães.

A reunião virtual contou com a presença de prefeitos e representantes de alguns municípios que compõe a Microrregião, técnicos da SIHS e representantes da Agência Reguladora de Saneamento da Bahia (AGERSA).

Fonte: Ascom/ Sihs