A Superintendência de Previdência (Suprev), unidade vinculada à Secretaria da Administração do Estado (Saeb), contabilizou mais de três mil atendimentos desde março até o momento, realizados em um esquema especial por conta da pandemia causada pela Covid-19. O superintendente de Previdência, Eduardo Matta, destacou a necessidade da adoção de um plano emergencial de atendimento com o intuito de fornecer segurança, e, ao mesmo tempo, assegurar a continuidade na prestação dos serviços. “Essas medidas foram de suma importância diante do cenário atual, tendo em vista que nosso público, em sua maioria, faz parte do grupo de risco”, pontuou.

Com isso, a Superintendência de Previdência, em parceria com a Rede SAC, abriu um posto na sede da Suprev para receber solicitações por atendimentos presenciais excepcionais, exclusivamente por meio de agendamento prévio, através dos telefones 0800 071 5353 ou (71) 4020-5353. O serviço funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, e deve ser agendado previamente por meio do call center. O beneficiário que buscar a sede da Suprev sem agendamento prévio não será atendido.

Na capital, apenas as unidades do SAC Liberdade e SAC Servidor voltaram a realizar os atendimentos presenciais, também através de agendamento prévio. Nesses casos, vale reforçar a necessidade do uso de máscara, os cuidados com a higiene das mãos e distanciamento entre as pessoas.

Segundo Silvia Roberta Machado, coordenadora de Controle de Benefícios da Suprev, foram enviados por e-mail 1052 segundas vias de contracheques, 2962 informes de rendimentos, 457 processos de pensão por mortes e comunicados de falecimento abertos no posto emergencial, 238 processos recebidos por e-mail e 187 documentos de informe de rendimentos e contracheques enviados via WhatsApp.

Serviços e demandas on-line

Atendimentos como abertura de processo de revisão de aposentadoria, comunicado de óbito de aposentado ou pensionista, abertura de processo de pensão, solicitação de isenção de imposto de renda, entre outros, podem ser solicitados on-line. Nessa modalidade, servidor, pensionista ou beneficiário precisa informar CPF, matrícula e e-mail válido, para que a Suprev envie o documento ao endereço eletrônico informado. As demandas virtuais devem ser solicitadas por e-mail através dos endereços: suprev.atendimentopensao@saeb.ba.gov.br ou suprev.comunicado@saeb.ba.gov.br. Em casos excepcionais, quando o solicitante não consegue acessar seu e-mail, a Suprev realiza o envio dos documentos por WhatsApp.

Outras medidas

O recadastramento de inativos e pensionistas, procedimento anual que valida as informações cadastrais deste grupo, continua suspenso. A medida atende determinação do decreto nº 19.885, que editou o texto o original do decreto n° 19.529, do dia 16 de março deste ano. Esta é a terceira prorrogação consecutiva da rotina, medida temporária que tem como objetivo evitar a transmissão da Covid-19 na Bahia. Entretanto, a Suprev esclarece que não deixarão de ser pagos os benefícios de aposentados e pensionistas que estejam com recadastramento pendente.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)