PGE
Foto: Alberto Coutinho/GovBa

“Compartilhar e juntos construir”. Esse é o principal objetivo dos fóruns temáticos de estudos e pesquisas criados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), por meio da Portaria nº 046 de 15 de julho de 2020, para debater temas considerados estratégicos para o órgão e para a Administração Pública estadual. A iniciativa é uma das ações do Programa de Gestão do Conhecimento e Inovação da PGE e terá apoio e suporte do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento.

Os fóruns, que poderão ser permanentes ou transitórios, serão estruturados como comunidades de práticas, ou seja, núcleos dedicados a estudos aplicados e trocas de experiências e conhecimento entre seus integrantes e entre esses e a comunidade. Os temas discutidos deverão ser aplicados ao desenvolvimento de temas jurídicos, da gestão pública e da tecnologia da informação, de interesse da advocacia pública.

Dentre as suas atribuições está desenvolver estudos e pesquisas dirigidas, em matéria jurídica da gestão pública e da tecnologia da informação, nas áreas de atuação da Procuradoria Geral do Estado; promover cursos, seminários e palestras em conjunto com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da Procuradoria Geral do Estado ou com entidades públicas ou privadas destinadas à difusão do conhecimento jurídico, da gestão pública e da tecnologia da informação; organizar material doutrinário, jurisprudencial e legislativo para publicações pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, disponibilizando-o para os demais procuradores do Estado; manter intercâmbio com entidades e órgãos públicos ou privados, visando à troca de informações e publicações de interesse para os estudos e pesquisas a seu cargo, dentre outras atribuições.

Quem tiver interesse em propor ou participar de algum fórum temático de estudo deverá entrar em contato através do e-mail forunstematicos@pge.ba.gov.br

O primeiro fórum

Gestão da Qualidade foi o primeiro tema proposto para implantação de um fórum temático de estudo. Aprovado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, o FTGT será coordenado pela gestora Cristiane Araújo e será implantado no período entre outubro de 2020 e abril de 2021.

O Fórum Temático de Estudos e Pesquisa em Gestão da Qualidade (FTGQ) será um espaço virtual colaborativo, transitório, destinado ao debate saudável, cordial e qualificado, a respeito de temas afins à gestão da qualidade, em especial, às experiências relativas à implantação, manutenção e melhoria de sistemas de gestão da qualidade, estruturados e/ou certificados com base no padrão normativo internacional ISO 9001. Serão considerados temas de interesse para pautar o FTGQ, aqueles propostos pelos membros e validados previamente pelo moderador.

O FTGQ será composto por servidores de organizações públicas com sistemas de gestão da qualidade reconhecidos formalmente ou em processo de implantação, mediante aprovação prévia por parte da coordenadora.

Fonte: Ascom/PGE