Oficina Corra pro Abraço
Foto: Corra pro Abraço

‘Sexualidade, Pandemia e IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis)’ foi tema da oficina ministrada pelas equipes do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e do Consultório na Rua na manhã desta terça-feira (25), no Largo dos Mares. Participaram da oficina pessoas assistidas pela Unidade de Apoio na Rua (UAR), que vivem em situação de rua ou em extrema vulnerabilidade.

A oficina, que iniciou com uma dinâmica de saúde e bem estar, com alongamentos e exercícios de respiração, abordou estratégias de redução de danos para prevenção das IST’s, bem como formas de minimizar os riscos associados à transmissão da covid-19.

“Ressaltamos a importância de se construir relações de diálogo e honestidade com as pessoas com quem se relaciona sexualmente, para que haja essa troca de informações e os protocolos de prevenção e redução de danos”, relatou o psicólogo residente João Batista, que está atuando na unidade a partir de uma parceria do Corra com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade do Estado da Bahia.

Ao final da oficina, a equipe do Consultório na Rua realizou testagem rápida para sífilis com os e as participantes da atividade. A prevenção às IST’s é um aspecto transversal às práticas de Redução de Danos do Corra, preservativos e insumos neste sentido sempre são distribuídos nos Kits de RD que o programa disponibiliza para os assistidos.

Fonte: Ascom/SJDHDS