Botuporã
Foto: Divulgação

A atividade da apicultura e meliponicultura da comunidade de Baixão, no município de Botuporã, localizado no Território Bacia do Paramirim, ganhou reforço com a chegada de máquinas e equipamentos, entregues pelo Governo do Estado. No total, estão sendo investidos R$ 393,2 mil na localidade.

A Associação de Pequenos Agricultores de comunidade Baixão foi contemplada com a ampliação da casa de mel, que já está com 80% da obra executada. Mas, com a chegada de equipamentos, como indumentárias, colmeias e um veículo utilitário para escoar a produção, a associação já está colhendo os resultados do investimento.

A ação é executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, que é cofinanciado pelo Banco Mundial.

O veículo foi adquirido pela associação recentemente, por meio do aplicativo Solução Online de Licitação (Sol), sistema lançado na Bahia pelo Governo do Estado, para facilitar e agilizar o acesso de organizações produtivas da agricultura familiar a fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país. Além disso, o Sol possibilita transparência nas aquisições, gera eficiência na gestão de recursos públicos, movimenta a economia local e fortalece a economia baiana.

Participação da juventude

Para a presidente da associação, Claudia Costa Bandeira, os investimentos não significam apenas bens materiais para a comunidade. “No início, era somente um grupo de veteranos, acima de 40 anos, que participava da associação, mas, no decorrer do processo, engajamos 30 jovens e conseguimos mantê-los no projeto. Com a chegada das caixas de mel, eles começaram a produzir e tiveram ganho com isso, e o veículo agora vai auxiliar na produção e no escoamento do mel. São sonhos sendo executados”.

No Território Bacia do Paramirim, o Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, está investindo R$ 9,7 milhões em comunidades rurais, beneficiando 839 famílias de agricultores familiares, em diversos sistemas produtivos.

Fonte: Ascom/SDR