Com o intuito de investir na capacitação e valorização do corpo funcional, a Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), ligada à Secretaria da Administração (Saeb), está com inscrições abertas até o dia 23 de agosto, ou enquanto durarem as vagas, para os cursos de redação oficial e reforma ortográfica. As inscrições podem ser realizadas através do Portal do Servidor.

Os cursos objetivam capacitar os servidores do Poder Executivo estadual para a elaboração de documentos oficiais com eficiência e instruí-los sobre as principais mudanças na ortografia da Língua Portuguesa e a utilização dessas novas normas ortográficas. Para realizar a inscrição, o servidor deve preencher as informações solicitadas, como a matrícula com o dígito, totalizando nove números.

Elianna Almeida Rebouças, Coordenadora de Desenvolvimento do Servidor e Ensino à Distância, explica os impactos dessas capacitações na rotina do servidor público. “São dois cursos essenciais tanto para quem trabalha na área administrativa, quanto para quem executa atividades operacionais, já que, todos os servidores acabam por precisar, uma vez ou outra, elaborar algum tipo de documento oficial”, afirmou.

O servidor que tenha ingressado no Estado a partir de 2019, e que teve o registro funcional gerado pelo RH Bahia, deve informar sua matrícula completa e incluir o número zero ao final. Caso o servidor nunca tenha participado de capacitações ofertadas pela UCS/Saeb deve solicitar a inclusão de seu cadastro através do e-mail noce@saeb.ba.gov.br, informando nome, CPF, matrícula, unidade de trabalho, telefone e e-mail para contato.

Conheça melhor os cursos ofertados

Curso Redação Oficial – EAD Turma – 06: inscrições podem ser feitas até o dia 23 de agosto. O curso tem a carga horária de 30 horas e tem a finalidade de mostrar e gerar compreensão sobre o que é a redação oficial; o conceito de texto; as características da linguagem; a correção gramatical e o sentido das palavras.

Curso Reforma Ortográfica – EAD (Parceria CNJ) Turma – 05: interessados podem realizar a inscrição até o dia 23 de agosto. Essa capacitação tem a carga horária de 10 horas. Ao final do curso, o estudante deverá ser capaz de identificar as principais mudanças na ortografia da Língua Portuguesa e utilizar as novas normas ortográficas.

Informações sobre outros cursos podem ser consultadas na área Cursos, do Portal do Servidor. O conteúdo dos cursos ficará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UCS/Saeb, que utiliza a plataforma Moodle. Os servidores inscritos poderão assistir às aulas e realizar as atividades de 31 de agosto a 14 de setembro, de qualquer local onde tenha acesso à internet, conforme sua conveniência de horário.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)