Lazer por toda Parte
Foto: Tadeu Paz/Sudesb

A Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), disponibiliza, a partir desta segunda-feira (3), edital de chamamento público com o objetivo de celebrar parceria com entidades da sociedade civil para execução do projeto ‘Lazer por toda Parte’.

A iniciativa, prevista no PPA do Estado, substitui o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), programa do governo federal que está inativo no país e que foi executado pela autarquia de esporte do estado entre 2017 e 2019.

As instituições têm até o dia 2 de setembro para encaminhamento das propostas, que pode ser feito de forma presencial, no Estádio de Pituaçu, onde a Sudesb mantém um posto avançado de trabalho, ou pelos Correios, em envelope lacrado identificando o edital a que se destina, aos cuidados da Comissão de Seleção de Projetos.

De acordo com o chamamento público, será selecionada uma única proposta apresentada por entidade privada sem fins lucrativos (associação ou fundação), ou sociedades cooperativas previstas na Lei nº 9.867 (que dispõe sobre a criação e o funcionamento de cooperativas sociais), ou ainda organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social.

Núcleos

O projeto da Sudesb propõe a instalação de núcleos em municípios baianos, devendo cada núcleo atender, no mínimo, 300 pessoas de faixas etárias variadas, incluindo pessoas com deficiência. O investimento é de R$ 20 milhões para execução em 30 meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep) e objetivam garantir mais qualidade de vida às pessoas vulneráveis.

Lazer por toda Parte
Foto: Tadeu Paz/Sudesb

“Depois de um ano tão difícil como este que estamos vivendo por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, considero muito importante esta iniciativa, pois vislumbra a execução de um projeto que levará esporte e lazer para 33 mil baianos, principalmente para aqueles municípios em situação de maior vulnerabilidade social”, observa o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

O diretor da Sudesb, Vicente Neto, chama a atenção para o aspecto de integração do projeto ‘Lazer por Toda Parte’, pois visa “estimular a convivência pacífica, auxiliar na auto-organização comunitária, além de fomentar a difusão da cultura local, respeitando a diversidade humana e buscando melhorar a qualidade de vida e os índices de desenvolvimento humano dos municípios que serão diretamente beneficiados”.

Vicente acrescenta que os municípios a serem beneficiados são atendidos pelo programa Pacto pela Vida, uma política pública do Governo do Estado que atua na redução da violência e da criminalidade no estado da Bahia.

Fonte: Ascom/Sudesb