Plataforma Anísio Teixeira
Foto: Reprodução

Com o foco na produção de conteúdo educacionais e formação para estudantes e educadores, o Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia – Rede Anísio Teixeira completa 12 anos de história nesta sexta-feira (7), fortalecendo a escola pública como um espaço de apropriações tecnológicas e práticas de ensino e aprendizagem inovadoras.

Desde a criação, o programa da Secretaria da Educação do Estado já formou 4.553 educadores e estudantes em diversos segmentos. Também produziu 2.755 conteúdos, disponibilizou 9.845 mídias e tecnologias educacionais livres em diversos formatos e já possui mais de cinco milhões de visualizações aos conteúdos digitais educacionais disponibilizados na Plataforma Anísio Teixeira.

“É um programa diferenciado, que trabalha a tecnologia na educação de forma muito humana”, afirma a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado de Oliveira.

Para o professor Geraldo Seara, que faz parte do quadro de educadores da Rede desde a origem, em 2008, a base das ações é garantir o caráter estético-pedagógico nas produções realizadas, sempre voltadas para a educação básica, adaptando as produções de qualquer natureza para a sala de aula.

“Passei por muitas experiências enriquecedoras nesses 12 anos, tais como as de escrever roteiros, coordenar séries de TV, atuar como apresentador, mas a que me dá mais prazer é a de realizar as formações para os nossos pares, principalmente em cidades do interior do estado”, conta Geraldo.

Nova plataforma

O programa busca estimular a participação e a construção de vínculos entre professores e estudantes, por meio de processos educacionais lúdicos, autorais e cooperativos, utilizando como base técnica o uso de softwares e de licenças livres. O diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim lembra que, em julho, o instituto lançou a nova versão da Plataforma Anísio Teixeira e que a ideia é ampliar a oferta de conteúdos educacionais.

“A Rede Anísio Teixeira completa 12 anos de um período super intenso de criação, produção e inovação. Todo aniversário é uma renovação de ciclos e em 2020 já lançamos uma nova Plataforma Anísio Teixeira, mais leve, dinâmica e intuitiva, mas queremos mais. Mais inovação, criatividade e materiais pedagógicos”, comemora Iuri Rubim.

Fonte: Ascom/IAT