Caprinos no Rural Produtivo
Foto: SDR

Neste sábado (15), o programa Rural Produtivo vai falar sobre a produção baiana de caprinos e ovinos e ainda da pesca artesanal na Bahia. A nova atração da TVE vai ao ar às 14h, com reapresentação na segunda-feira (17), às 6h30, e na quinta-feira (20), às 20h.

A Bahia ocupa o primeiro lugar no ranking da produção nacional de caprinos e o segundo lugar na de ovinos, sendo 90% dessa produção da agricultura familiar. Segundo o último Senso Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 17 milhões de cabeças e mais de 5 milhões desses animais estão na Bahia.

Em Valente, principal cidade da região sisaleira, o programa vai mostrar todo o processo de produção, desde a plantação, até a transformação do sisal em tapetes. Considerado de alto potencial econômico e produtivo, o produto baiano já está sendo vendido nos cinco continentes do planeta. A Bahia é o maior produtor do país, com 60 mil toneladas por ano, representando mais de 95% da produção da fibra brasileira.

O Rural Produtivo vai contar ainda a história da alagoana Cida Pescadora. Filha de pescadores, a piscicultora vive em Sobradinho e luta pelos direitos das pescadoras artesanais. Primeira mulher do Brasil a conquistar a carteira profissional de pescadora artesanal, Cida conta como conseguia realizar, junto com suas filhas, a atividade da pesca. A produtora trabalha diariamente no Rio São Francisco e virou chefe de cozinha e referência para a gastronomia, com uma diversa produção à base de tilápia.

O programa é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também pelo site da TVE, no Youtube e no Facebook.

Fonte: Ascom/SDR