Educadores formadores que atuam na Formação Continuada Territorial, para coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participaram nesta sexta-feira (7) e sábado (8), de mais um encontro formativo, desta vez, como foco nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O encontro, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), serviu para dialogar sobre como fortalecer o ensino e a aprendizagem a partir dos conhecimentos didáticos destas duas áreas e socializar experiências pedagógicas.

A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, visitou as salas virtuais onde acontecem os encontros formativos e saudou os educadores e consultores. “Neste encontro estamos proporcionando aos formadores conhecimentos para que eles possam ajudar os coordenadores pedagógicos e gestores a melhorar, ainda mais, o ensino nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática”, afirmou a gestora.

Para a promoção da Formação Continuada Territorial, o IAT, que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, conta com a parceria da da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais Educação (UNDIME) na mobilização das redes municipais e do Itaú Social que apoia a sistematização da metodologia e a contratação de instituições e especialistas do campo da formação de formadores . Nesta etapa o IAT tem a contribuição do Instituto Vera Cruz e sua equipe de especialistas.

Um dos temas trabalhados nos dois dias de atividades foi a necessidade de promover a leitura em voz alta para os estudantes. “No primeiro encontro trabalhamos a questão da leitura colaborativa. Neste a importância de ler em voz alta como forma de dar, aos estudantes, acesso aos grandes escritores e incentivo à leitura”, disse a consultora de Língua Portuguesa do Instituto Vera Cruz, Angela Kim Arahata.

Na mesma linha, a consultora de Matemática, Carla Naíra Milhossi, reforça. “Nosso objetivo é usar temas da matemática para resolver problemas didáticos que são encontrados no dia a dia em sala de aula e mostrar como se estrutura a parte didática da matemática”.

Formação Continuada

A Formação Continuada Territorial é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira, em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Itaú Social e Instituições de Ensino Superior da Bahia. Tem como foco a formação de Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Equipes Técnicas, como foco nos profissionais que atuam no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Hoje conta com mais de 9 mil educadores inscritos na Plataforma de Formação.

Fonte: Ascom/Instituto Anísio Teixeira (IAT)