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Em funcionamento desde 2018, o SAC Digital – plataforma interativa que reúne serviços públicos em um só ambiente online – vem aproximando os cidadãos do Governo do Estado. A plataforma possibilita que o cidadão, a partir dos dados já registrados nas bases dos órgãos públicos, tenha acesso aos serviços de acordo com as características do seu perfil, de forma personalizada.

Disponível no endereço www.sacdigital.ba.gov.br e no aplicativo, o SAC Digital permite a criação de um ambiente interativo, podendo, inclusive, relacionar serviços entre si para oferecer uma melhor experiência ao cidadão, conforme explica a gerente de Soluções Estratégicas da Prodeb, Kátia Argolo.

“O cidadão pode tentar resolver uma pendência, e o SAC Digital identifica que ele possui um filho pequeno e, automaticamente, o alerta sobre a realização de uma determinada campanha de vacinação e até a possibilidade de um agendamento em um local mais próximo de onde foi acessada plataforma. Isso é uma transformação na forma como o cidadão interage com os serviços públicos”, afirma.

Do ponto de vista do cidadão, a plataforma oferece um modelo de relacionamento que aproxima o governo da população. Pelo lado do Estado, o SAC Digital proporciona a criação de um perfil do cidadão baiano, para que o governo possa voltar políticas públicas e programas de intervenção às necessidades da população. “Isso retrata uma evolução nas relações entre o governo e o cidadão, que passa a ser visto de forma mais ampla, com suas necessidades atendidas de forma integral”, destaca o diretor executivo da Prodeb, Samuel Araújo.

Concebida pela Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb) em parceria com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), a plataforma alcançou neste mês de julho a marca de 1 milhão de usuários cadastrados. Atualmente, a plataforma reúne mais de 400 serviços digitais oferecidos por seis órgãos públicos estaduais (SAC, Detran, SEC, SSP, PGE e OGE) e outros da esfera federal. Contabiliza 715 mil downloads, 32 milhões de visualizações e 1,1 milhões de atendimentos online realizados.

Além da aproximação com o cidadão, por meio da prestação de serviços de forma mais eficiente, o SAC Digital garante economia, a partir da aplicação de recursos públicos de forma mais efetiva no atendimento das necessidades da população.

Fonte: Ascom/Prodeb