Foto: Saeb

A partir de agosto, os servidores públicos estaduais poderão aderir ao plano de benefícios da PrevNordeste de forma inteiramente virtual, por meio do Portal de Serviços do RH Bahia. A adesão digital é um dos serviços que passarão a ser oferecidos ao funcionalismo público estadual graças à integração entre o sistema informatizado de benefícios adotado pela PrevNordeste e o RH Bahia, software de gestão de pessoas responsável pela automatização de mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado.

Até então, os servidores interessados em aderir aos planos administrados pela PrevNordeste precisavam preencher um formulário em papel e enviar à Fundação. Com a mudança, todo o processo poderá ser feito sem necessidade de deslocamento. Além disso, o Portal oferecerá facilidades para os servidores que já são participantes da PrevNordeste. Eles poderão utilizar o site para alterar ou incluir beneficiários no plano, modificar a alíquota da contribuição e contratar uma cobertura adicional de risco.

Para completar, o Portal trará facilidades também para os funcionários públicos efetivos que tomaram posse a partir de 29 de julho de 2016 e tenham remuneração acima do teto do INSS de R$ 6,101,00. Nestes casos – em que a adesão ao plano é automática – o servidor receberá uma mensagem por meio do Portal de Serviços solicitando a atualização e o complemento dos dados cadastrais no próprio site.
Salto de qualidade

“Nosso objetivo é deixar a PrevNordeste cada vez mais acessível para o servidor que se tornou ou deseja se tornar nosso participante”, afirma o diretor de Seguridade da Fundação, Rômulo Cravo, ao ressaltar também o salto de qualidade que a iniciativa confere para a gestão das informações de previdência complementar dos servidores públicos. “Dessa forma, o participante, o patrocinador e a PrevNordeste ganham em praticidade e segurança da informação”, completa.
A visão é referendada pela analista de sistemas e coordenadora de Folha de Pagamento do RH Bahia Alessandra Bertani, ao citar os ganhos para o aprimoramento dos controles internos do Estado. “Como o RH Bahia é um sistema integrado, no momento em que a adesão é realizada pelo servidor, os dados repercutem de forma automática na geração da folha de pagamento, o que garante mais confiabilidade em relação aos dados”, explica Alessandra.

A analista de sistemas conta ainda que, para viabilizar a oferta destas novas funcionalidades, a equipe do RH Bahia realizou todo um trabalho de customização do sistema informatizado, com base nas regras de negócio da PrevNordeste. “Um dos maiores desafios foi traduzir de forma clara as regras do plano para o sistema, permitindo que o RH Bahia pudesse identificar automaticamente os servidores elegíveis para adesão”, explica.

A PrevNordeste é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos, que administra planos de previdência complementar dos servidores públicos dos Estados da Bahia, Sergipe e Piauí. Dúvidas podem ser esclarecidas a partir do e-mail relacionamento@prevnordeste.com.br ou por meio do telefone: (71) 99688-2397. Já o RH Bahia é a versão customizada do módulo de Recursos Humanos do SAP, software de gestão de padrão internacional. Considerado o maior do gênero da América Latina, o sistema permite a gestão da vida funcional de mais de 270 mil servidores ativos, inativos e pensionistas dos 417 municípios do Estado.
Fonte: Ascom/ Saeb