Estudantes do Colégio Estadual de Serra Grande, no distrito de Serra Grande, em Uruçuca, no sul da Bahia, participaram das testagens para o novo coronavírus nesta quarta-feira (1°) . A iniciativa faz parte da programação desenvolvida em escolas estaduais em Uruçuca, Itajuípe e Ipiaú. A testagem também contempla professores e funcionários.
A estudante Alana Silva, 18, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Serra Grande, afirmou que está consciente das medidas de prevenção. "Está sendo muito gratificante ver que a escola nos dá esse acolhimento e se preocupa com a gente. Por isso, acredito que temos que aproveitar e garantir a nossa participação", disse. 
A diretora Aparecida Freire destacou a mobilização da escola para garantir o atendimento de todos os estudantes. "Fizemos o trabalho de conscientização com a comunidade escolar porque, às vezes, há dúvidas sobre o processo. Realizamos um contato direto para informar a importância da participação nas testagens e preparamos a escola com todo os cuidados para atendê-los". 
O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado, Hélder Amorim, ressaltou a recepção da comunidade escolar à testagem. "Percebemos uma grande aceitação e participação dos estudantes, professores e funcionários, porque sabem da importância das testagens para a sua própria saúde. Os testes não são feitos de forma geral e fazer na escola é uma oportunidade para a comunidade escolar, que se sente acolhida neste momento".  
Pioneira na Bahia, a testagem nos municípios do sul da Bahia, que inclui também Ipiaú e Itajuípe, deve alcançar 4,6 mil pessoas, entre estudantes, professores e funcionários. A ação é realizada pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as secretarias municipais de Saúde e Educação, com envolvimento dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e gestores escolares, além do apoio da Polícia Militar.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação