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Em um ano e meio de implantação do RH Bahia, o governo baiano contabilizou mais de 338 mil atos gerados no seu sistema informatizado de gestão de pessoas, considerado o maior do gênero na América Latina. Somente nos primeiros seis meses deste ano, a solução tecnológica viabilizou a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) de 125.880 atos entre nomeações, ingressos, progressões, exonerações, concessões de licença e as mais diversas decisões relacionadas à vida funcional dos servidores estaduais. O número indica um crescimento de 57,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram publicados 80.022 atos.

O incremento neste semestre chama especialmente atenção quando se leva em conta que, desde março deste ano, a administração pública estadual vem trabalhando com parte das equipes em home office, desde o decreto que instituiu o trabalho remoto para os servidores que integram o grupo de risco para a Covid-19. “A intensa atividade ao longo do período demonstra que a implantação do sistema informatizado foi fundamental para preparar a administração pública para as exigências contemporâneas do isolamento social”, acredita o gestor de negócios do RH Bahia, Wilson Freitas.

Dimensão

Na opinião do gestor, as estatísticas comprovam também uma estabilização das operações do sofware ao longo deste um ano e meio, além de proporcionarem uma compreensão mais ampla da dimensão da transformação que está sendo produzida pela ferramenta. “Antes, nós tínhamos um sistema de folha de pagamento, agora temos uma solução que integra os mais diversos processos de RH, automatizando mais de 90% dos procedimentos da área”, explica Wilson.

Uma das principais implicações da automatização é o fato de que a publicação do ato no Diário Oficial do Estado passou a ser o resultado de uma série de procedimentos que são desenvolvidos por meio do sistema informatizado. Nesse contexto, por exemplo, todo o fluxo de validação e aprovação de um ato passou a ser realizado pelos gestores do Estado, de qualquer computador com acesso à internet, por meio do Portal de Serviços do RH Bahia.

Controles internos

Todas essas mudanças, além de promoverem uma redução no consumo de papel, contribuem para um aprimoramento dos controles internos do Estado. ”A tecnologia nos trouxe uma garantia de que as informações lançadas no software estão efetivamente de acordo com as decisões divulgadas no ato e de que este ato está em concordância com as exigências legais e não entra em contradição com outros atos nem está sendo publicado mais de uma vez”, complementa Wilson Freitas, ao chamar atenção para o fato de que o desenvolvimento das funcionalidades levou em conta critérios de elegibilidade embasados na legislação.

Iniciativa inédita na administração pública nacional, o RH Bahia é uma versão customizada do módulo de Human Capital Management (HCM) do SAP, um software de gestão de padrão internacional fabricado pela alemã SAP AG. De acordo com a própria fabricante, trata-se do maior projeto de implantação desta solução na América Latina. Ao entrar em ambiente de produção, o sistema gerou impacto nas rotinas de mais de 270 mil servidores ativos, inativos e pensionistas dos 417 municípios do Estado. Outro diferencial da ferramenta é a sua complexidade, decorrente da necessidade de adaptação às especificidades da administração de pessoal em 66 órgãos do Poder Executivo Estadual.

Fonte: Ascom/Saeb