O amor foi lembrado e celebrado no Hospital Espanhol, nesta sexta-feira, 12 de junho. Os pacientes internados, em leitos clínicos, em tratamento da Covid-19, que têm relacionamentos amorosos ativos, realizaram videochamadas para seus parceirxs e declarações foram trocadas, em meio à saudade e à vontade de estarem juntos.
O cantor Denny Denan gravou um vídeo cantando um trecho da música “Smile”, de Charles Chaplin, na versão em português, desejando boa recuperação aos pacientes e muito amor no coração.
Houve casal que teve a chance de se reencontrar e comemorar a data, em casa, ganhando o maior presente: a alta hospitalar. Foi o caso de dona Geângela e seu Carlos Damasceno. Ele estava internado há dez dias. Chegaram a se falar, por videochamada, hoje pela manhã, com ele ainda no leito. Recebeu alta e, pela tarde, ela chegou para buscá-lo. “Foram dias de sofrimento, de lamentação, de incertezas. Mas ganhei um grande presente do Dia dos Namorados que foi vir buscá-lo. Há 21 anos, ele disse que ia gritar para os quatro cantos do mundo que me amava. E hoje, nós vamos gritar os dois juntos que um ama o outro” – declarou a esposa apaixonada de Sr Carlos, mais um vitorioso da Covid-19. 
Espanhol
(Foto: Paula Fróes/GOVBA)
O casal foi direto para a sua casa, em Simões Filho, onde uma pequena “festa” para os dois foi organizada por Geângela Damasceno.
Os colaboradores do Hospital também foram homenageados
O clima de amor invadiu o horário do almoço dos colaboradores do Hospital Espanhol, no refeitório. A ação teve como objetivo proporcionar um momento leve, em meio ao enfrentamento da pandemia. Além de demonstrar o amor e reconhecimento pelos heróis da saúde. 
espanhol
(Foto: Paula Fróes/GOVBA)
Como na sexta-feira, tradicionalmente em Salvador, é dia de comida baiana, esse foi o prato escolhido para brindar a data. Cartazes temáticos alusivos ao amor enfeitaram as paredes e cartões foram entregues a cada colaborador que chegava para a refeição. Teve trilha sonora romântica nas caixas de som do local e caixas de chocolate como brinde.
“Nesse dia dos namorados estamos no refeitório fazendo uma ação para os colaboradores e mostrando o lado do amor por esta equipe guerreira, neste momento tão difícil de pandemia. Hoje a data é especial, mas buscamos mostrar esse carinho todos os dias”, explicou Dra Thayse Barreto, Diretora Geral do Hospital Espanhol. 
Os colaboradores se surpreenderam, se emocionaram e agradeceram. “Ato lindo, cheio de amor e carinho. Quem não gosta de chocolate?  Simplesmente apaixonada! Amei!” – disse Geiza Souza, Técnica de Enfermagem.
A recepcionista Laíse Silveira disse ter ficado emocionada pelo cuidado e carinho e se sentido muito feliz. “Obrigada, Hospital Espanhol!” – agradeceu ela.
“Foi uma emoção muito boa ter esse carinho, com a pandemia que estamos vivendo. E agradeço muito ao Hospital Espanhol por todo cuidado e dedicação com todos os seus funcionários”, comentou Ayeza Santos Fontes, outra recepcionista do local.
Espanhol
(Foto: Paula Fróes/GOVBA)
Que o amor e a cura sigam pairando no ar de todos os hospitais!
Feliz Dia dos Namorados!
Fonte: Ascom Secretaria da Saúde do Estado