O projeto Bahia Produtiva apresentou, nesta terça-feira (2), um balanço das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestada aos 18.306 agricultores e agricultoras atualmente atendidos pelo serviço. A apresentação foi feita para representantes do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) e faz parte da 12ª Missão de Apoio à Implementação e Supervisão do projeto Bahia Produtiva. 
A assistência técnica do Bahia Produtiva, programa do Governo do Estado, visa promover processos de gestão, produção e beneficiamento de produtos agropecuários e não agropecuários, inclusive agroextrativista. Para a execução da ação são adotadas metodologias participativas, respeitando e aproveitando os saberes e experiências locais para formar uma proposta de intervenção adequada à realidade das comunidades. 
O coordenador de Ater do Bahia Produtiva, Wecsley Ferraz, informou que o serviço é desenvolvido em parceria com 26 instituições especializadas na oferta de Ater, em todos os Territórios de Identidade da Bahia, e também por 622 Agentes Comunitários Rurais (ACRs) e Agentes Comunitários de Apicultura (ACAs). “São 102 técnicos em campo, mais os ACrs e Acas que atendem 584 organizações produtivas em 244 municípios baianos”. 
Atualmente, por conta da pandemia, os agricultores familiares estão recebendo suporte para a produção, por meio de atividades realizadas de maneira remota, teleconferências, videoconferências, videoaulas e suporte por intermédio de ligações e do Whatsapp, com orientação, acompanhamento e supervisão de um técnico da SDR/CAR, que fará medições periódicas, no intuito de avaliar o andamento dos serviços e seus resultados.
Como exemplo da execução do trabalho de Ater, o Instituto BioSistêmico (IBS), empresa de assistência técnica contratada pelo Bahia Produtiva, apresentou as ações que vem desenvolvendo em 24 comunidades nos Territórios Bacia do Rio Corrente e Velho Chico, com o fomento à produção, agroindustrialização, comercialização e melhoria da infraestrutura no campo.
Fonte: Ascom/SDR