No São João da Bahia não pode faltar licor, não é mesmo? Este ano, em especial, o arraiá será dentro de casa, mas não é por isso que a bebida junina típica, saborosa e querida desta época vai ficar de fora. Neste São João, vai ter licor, sim, e é da agricultura familiar, com sabores diferenciados para degustá-los sem precisar sair de casa.
Cooperativas e associações da agricultura familiar baiana estão fazendo delivery de licores, para manter firme a tradição de fartura, união e alegria que faz partem do clima junino. Mel de cacau, umbu, licuri, maracujá da Caatinga, jenipapo, gengibre e cajá são alguns deles. 
É o caso da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, no Sertão baiano, que produz licor artesanal nos sabores de umbu e de maracujá da Caatinga, o azedo peculiar dos dois frutos da Caatinga é o diferencial na degustação da bebida.
Há também o licor produzido com o coquinho do sertão, o licuri, produzido no Território Bacia do Jacuípe, pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), com sede no município de Capim Grosso. A cooperativa ainda comercializa licores de amendoim, maracujá e cajá. 
Do Sertão para ao litoral Sul, uma novidade: a produção do licor Mel de Cacau. A comercialização está sendo feita pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), de Ilhéus, que traz a marca Natucoa, e pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, que administra a marca Bahia Cacau, e que também disponibiliza os licores nos sabores jenipapo, gengibre, limão e maracujá.
Todas as associações e cooperativas são organizações produtivas, apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com incentivo à produção, agregação de valor e acesso ao mercado.
Onde comprar
Os consumidores de Salvador podem adquirir os licores e outros produtos das cooperativas pelos canais de vendas na plataforma Balcão Online e  pela a startup baiana Escoar.
Outra opção é entrar em contato pelos telefones:
Coopercuc: (75) 99816-8503 
Coopersabor: (75) 99892-0615
Coopfesba: Salvador: (71) 99651-0703. Ibicaraí e Região Sul (73) 99967-9790
Coopessba: (73) 9138-4040
Fonte: Ascom/SDR