O município de Senhor do Bonfim e região vão receber mais uma obra do Governo do Estado em apoio à agricultura familiar. Nesta quinta-feira (4), durante evento virtual da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), transmitido pelo canal @SDRBahia no Youtube, foi assinado convênio com a Central das Associações da Agricultura Familiar do Território de Piemonte Norte do Itapicuru para a implantação do Empório da Agricultura Familiar no município. A ação integra a estratégia ‘Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia’.  
A obra do empório tem um investimento de cerca de R$ 1,6 milhão e deve estar pronta em meados de março de 2021. A construção é uma iniciativa do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR, com cofinanciamento do Fundo Internacional Agrícola (Fida).
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que a implantação do empório é uma estratégia para garantir o escoamento da produção e fortalecer a agricultura familiar nos territórios de atuação do Pró-Semiárido e que, para tanto, além de Senhor do Bonfim, os municípios de Juazeiro e Capim Grosso terão espaços construídos com este fim.
“Vamos ter condição de ter um local para as cooperativas e associações comercializarem os seus produtos, que não é só um espaço para fazer aquela venda no varejo. Será um centro onde as associações e cooperativas vão poder se organizar para vender para fora, no atacado, e organizar a produção. A função do empório é mais do que de uma simples loja”, salientou Dias. 
Foto: Reprodução
(Foto: Reprodução)
O Empório funcionará como um minimercado, com lanchonete para comercialização de produtos da agricultura familiar. Serão oferecidos predominantemente, produtos naturais, orgânicos e agroecológicos. Para a agricultora e também presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bonfim, Genilza Silva da Conceição, “o empório vai proporcionar para os agricultores a comercialização dos produtos, geração de renda, a qualidade da produção e também a união dos agricultores e das agricultoras, principalmente as mulheres. Nós vamos estar produzindo um alimento natural para que os consumidores tenham na sua mesa um produto de qualidade para o consumo”.
Em Senhor do Bonfim, o Pró-Semiárido atende a 21 comunidades e 631 famílias beneficiárias, com investimentos nas áreas produtivas e social e ações de assistência técnica.  
Durante o evento, a importância da obra para o fomento da produção da agricultura familiar, geração de renda e comercialização, também foi ressaltada pelo secretário da SDR, Josias Gomes. Ainda participaram do evento virtual o prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, e a secretária municipal de Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim, Damiana Duarte. 
Fonte: Ascom/SDR