Domingo (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Em referência à ocasião e entendendo a necessidade de reflexão, um bate-papo sobre LGBTfobia, visibilidade e direitos LGBTQIA+ ocupa espaço na segunda-feira (29), às 16h, quando o Centro de Culturas Populares e Identitárias, da Secretria de Cultura do Estado da Bahia, realiza transmissão ao vivo através do Instagram @ccpicultura. A convidada é a produtora cultural, militante e Drag Queen, Rosa Morena.

O Dia Internacional  do Orgulho LGBTQIA+ tem como objetivo promover a visibilidade e clamar pelos direitos da população LGBTQIA+, relembrando os principais fatos  do movimento  e a necessidade de combater a LGBTfobia, na data que representa  o "marco zero" do movimento de igualdade  civil dos LGBTQIAs no século 20. O episódio que marcou a data ocorreu em 1969, em Nova York (EUA), quando pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, um dos poucos estabelecimentos que recebiam abertamente a população LGBTQIA+, iniciaram um levante contra uma série de batidas policiais violentas que aconteciam constantemente no local.

A abertura da Live “Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, lutas e expectativas” será  feita pela coordenadora  de Culturas Populares e Identitárias do CCPI, Cassi Ladi.  Rosa Morena, convidada do bate-papo, é licenciada em Geografia pela UFBA, Conselheira do Conselho Estadual LGBT-BA (2016-2019), coordenadora da pasta de Diversidade Sexual e de Gênero (DCE-UFBA/2016-2018), Drag Queen e assessora da CDA-SDR.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQIA+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Serviço

Bate-papo “Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, lutas e expectativas”
Quando: 29 de junho, às 16h

Onde: Instagram @ccpicultura
Fonte: Ascom/ Secretaria de Cultura do Estado